Promover o negócio das empresas portuguesas além-fronteiras através da partilha de conhecimento e da exploração de sinergias é o objetivo da Universidade Católica Portuguesa (UCP) ao lançar a Plataforma para a Internacionalização. Trata-se de um projeto que une o mundo académico ao empresarial através de parcerias com empresas como Sumol+Compal, Delta e Grupo Tecnimede.
Em conjunto com a Católica Lisbon School of Business & Economics, a UCP espera “catalisar o ecossistema nacional para a internacionalização”, tendo em atenção os desafios da globalização, sustentabilidade e transformação digital, bem como o contexto de incerteza promovido pela pandemia de Covid-19.
«A plataforma foi concebida em prol do ecossistema empresarial português, mas também beneficiará a universidade, cumprindo-se a sua missão formativa e transformadora da sociedade», adianta Miguel Athayde Marques, vice-reitor da Universidade Católica, professor de Gestão e diretor académico para esta iniciativa.
Já Margarida Ramalho, docente-convidada da Universidade Católica Portuguesa e diretora executiva da plataforma, explica que o plano é «produzir conhecimento a partir da realidade das empresas portuguesas e fazer benchmarking internacional».
As três empresas que acompanham a iniciativa desde o início serão os primeiros casos de estudo e projetos-piloto, mas Margarida Ramalho sublinha que a ideia é abrir a todas as companhias, sobretudo de média dimensão com elevado potencial de crescimento através da internacionalização.
Segundo é desvendado em comunicado, a Plataforma para a Internacionalização pretende criar abordagens apelativas para desenvolver as competências dos atuais líderes empresariais e, ainda, incentivar as novas gerações de gestores a abraçarem carreiras internacionais a partir de empresas portuguesas.













