O número 112, para comunicar emergências, recebe em média 25 mil chamadas por dia, mas 65% não correspondem a emergências, adiantou a Polícia de Segurança Pública (PSP).
“O serviço 112 em Portugal atende entre 20.000 a 25.000 chamadas diárias, num total anual que ronda os 7 900 000 contactos, das quais ainda se regista que apenas 35% são realmente chamadas de emergência”, adianta a PSP em comunicado.
“As demais chamadas têm maioritariamente origem em contactos inadvertidos (pocket calls), brincadeiras, testes à capacidade de resposta ou simples desconhecimento dos fins do serviço 112″, explica.
Constituem emergências a reportar por intermédio do 112 as situações que envolvam:
- – Pessoas em risco de vida/necessidade imediata de assistência médica;
- – Crimes a decorrer ou que acabaram de acontecer no momento da chamada;
- – Incidentes graves (inundações, aluimentos, incêndios florestais, acidentes rodoviários graves ou que impliquem risco para a circulação);
- – Descoberta de crianças e seniores perdidos, nomeadamente aderentes aos programas da PSP Estou Aqui Crianças e Estou Aqui Adultos, para comunicar a sua localização e número da pulseira;
“Em qualquer outra situação o cidadão deverá contactar diretamente a Esquadra ou corpo de bombeiros local”, avança a PSP.
Para melhorar a eficácia do 112, a PSP aconselha todos os cidadãos:
- – Ensine as crianças a contactar o 112;
- – Não contacte o 112 para testar o sistema ou por motivo não urgente;
- – Ouça e responda de forma clara e sintética às questões do operador;
- – Se não souber com precisão onde se encontra, indique pontos de referência próximos (monumentos, infraestruturas, entre outros).
No sentido de contribuir para a inclusão de todos os cidadãos, o 112 possui também um serviço dedicado aos cidadãos surdos “MAI112” que conta já com centenas de utilizadores.
Esta quinta-feira, dia 11 de Fevereiro, assinala-se o Dia do 112, Número Europeu de Emergência.
Para celebrar a data, por todos os países da União Europeia, e após um dos anos mais desafiadores e difíceis, a European Emergency Number Association (EENA), propõe a criação de uma corrente de agradecimento e de homenagem a todos aqueles que diariamente zelam pela nossa protecção e socorro.
Os cidadãos poderão aderir a esta campanha partilhando os conteúdos desta associação, usando os hashtags #112Day2021 e #thankyouchain e identificando a EENA e a PSP.












