Empresas antecipam o final da crise para o primeiro semestre de 2010
Para 38% das empresas a nível mundial, o final da crise económica ocorrerá no primeiro semestre de 2010, sendo que a percentagem sobe para 60% quando se estende o período até final do próximo ano. A China apresenta-se como o país mais optimista, com 58% das empresas a prever o final da crise até ao término do primeiro semestre de 2010, seguindo-se a Dinamarca (53%) e a Polónia (52%). O mercado mais pessimista é o da Irlanda (19%), seguido da Bélgica e de Espanha (23%).
Estas são algumas das principais conclusões do ‘Economic Crisis Survey’ apresentado hoje em Portugal pela Crédito y Caución e elaborado a partir de mais de 3.500 entrevistas realizadas em 20 mercados da Europa, América do Norte, Ásia e Australia. Apesar destas expectativas e no curto prazo, as empresas revelam uma grande preocupação sobre a evolução das insolvências.
Na maioria dos países, as empresas consideram que as medidas adoptadas pelo sector público para estimular a economia tiveram um impacto limitado. Em 17 dos 20 mercados analisados, mais de 40% das empresas afirma não ter sentido qualquer efeito directo dessas iniciativas. Em metade dos países considerados, mais de 10% dos entrevistados não tem sequer consciência que tenha sido adoptada qualquer tipo de medida. A principal reivindicação a esse respeito incide na introdução de mais cortes ou incentivos fiscais e na redução das taxas de juro.
Durante a recessão, a liquidez das empresas foi afectada, em diferentes graus, por diferentes factores. Os que mais influenciaram os fluxos de caixa das empresas são a evolução do acesso ao financiamento bancário, a disponibilidade de crédito por parte dos fornecedores e o número de clientes. Para aumentar a liquidez, as empresas têm, sobretudo, apostado nas vendas a pronto-pagamento, no ajuste dos prazos de pagamento dos clientes e na disponibilidade do seguro de crédito.
Durante a crise, a maioria dos mercados tem registado uma tendência crescente de recurso ao seguro de crédito. Para além disso, mais de 50% das empresas aumentou a frequência de análise da solvência dos seus clientes.
Adicionalmente, as empresas estão a prestar mais atenção às vendas e aos custos. A procura de novos mercados, canais de venda de produtos e um maior enfoque no serviço ao cliente são elementos essenciais para a continuidade dos negócios, assim como para o acesso ao financiamento