PSA e Ford preparam-se para estender parceria de motores Diesel
O grupo PSA Peugeot/Citroën e a Ford Motor Company poderão vir a estender a sua parceria no que diz respeito aos motores Diesel de baixa cilindrada. A informação é revelada pelo jornal gaulês Les Echos, que antevê a introdução de blocos DV-R produzidos pela PSA nos novos modelos da Ford a lançar a partir de 2017.
De acordo com uma fonte da PSA ouvida por aquele jornal, o acordo para esta parceria deverá ser assinado em breve, prevendo-se desta forma a continuidade da parceria além da data inicialmente estabelecida de 2017.
Os novos motores Diesel da PSA – com designação DV-R – serão produzidos na fábrica de Douvrin, no norte de França, a partir de 2017, num investimento de 60 milhões de euros para obter uma produção anual de 640.000 blocos. Essa nova gama de motores virá substituir os actuais 1.4 e 1.6, cumprindo já com as normas anti-poluição Euro 6.2, que entrarão em vigor em 2017.
Além daquela unidade fabril em Douvrin, o grupo prevê a inauguração de uma segunda linha de montagem na fábrica de Trémery, com igual capacidade de produção. Já a montagem dos motores nos modelos da Ford decorrerá no Reino Unido.
Fontes das duas marcas escusaram-se a comentar esta informação.
Recorde-se que a parceria entre as duas partes teve início em 1998, tendo-se verificado desde então a partilha das unidades HDi e TDCi para as gamas das duas marcas. Prepara-se, assim, para ter seguimento com o novo acordo, naquela que é uma partilha de esforços duradoura. Outras parcerias no que diz respeito à produção de motores entre o grupo PSA e outras companhias, como a BMW, acabaram por não ter continuidade.
Note-se que, em conjunto, a Peugeot e a Ford construíram 26 milhões de unidades Diesel.