Sismo de 3.7 na escala de Richter sentido no centro e norte do país
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou que foi registado um sismo de magnitude 3.7 na escala de Richter esta quinta-feira de manhã, pelas 11h42, perto de Coimbra.
O sismo foi “registado nas estações da Rede Sísmica do Continente”, “cujo epicentro se localizou a cerca de 35 km a Oeste-Noroeste do Cabo Mondego”, indica o IPMA em comunicado.
Foi sentido “com intensidade máxima III/IV” (na escala de Mercalli) no concelho de Mira e “com menor intensidade” nos concelhos de Coimbra, Condeixa-a-Nova e Porto, acrescenta o organismo.
A escala de Richter é amplamente utilizada para quantificar a magnitude de um sismo, de zero a dez. De acordo com a classificação da escala, o sismo registado esta quinta-feira é “pequeno” (3 – 3,9), pelo que, à partida não causa grandes danos.
Já a escala de Mercalli, que vai até ao doze, avalia a intensidade de um sismo. Neste caso, a classificação “III/IV” significa que o sismo foi “fraco a moderado”, ou seja, sentido por algumas pessoas, dentro das habitações e principalmente nos andares mais altos.
A informação também publicada no Twitter do Instituto Português do Mar e da Atmosfera:
SISMO (Continente)
/ Mag 3.7 / 37 km W-NW Cabo Mondego, aprox. / 22-Out-2020 11:42:56 (hora local) / *** Sentiu este sismo? https://t.co/nM35VI6m6B / +Info: https://t.co/XBB7d8vFAR— IPMA (@ipma_pt) October 22, 2020
Em resposta ao tweet do IPMA, várias pessoas afirmaram ter sentido o sismo, tal como se pode ler nos comentários da publicação.