A Ucrânia vai apresentar aos Estados Unidos uma nova contraproposta de paz esta terça-feira, anunciou o Presidente Volodymyr Zelensky após uma ronda de conversações com líderes europeus, em Londres.
Zelensky revelou que o plano revisto integra 20 pontos fundamentais, mas sublinhou que ainda não existe consenso quanto à cedência de território — uma exigência imposta pela Rússia e que Kiev recusa.
“A Ucrânia não pode ceder território à Rússia”, afirmou, acrescentando que os EUA estão empenhados em procurar um compromisso possível. O estado de espírito norte-americano é “favorável a encontrar um compromisso”, disse o Presidente ucraniano. No entanto, admitiu que continuam a existir “questões complexas relacionadas com o território” que ainda não têm solução à vista.
Volodymyr Zelensky deslocou-se ao Reino Unido para uma reunião com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, com o Presidente francês, Emmanuel Macron, e com o chanceler alemão, Friedrich Merz. O chefe de Estado ucraniano considerou que os encontros foram produtivos e que há pequenos progressos no caminho para a paz.
Numa mensagem divulgada nas redes sociais após a reunião, Zelensky destacou a importância do trabalho diplomático conjunto e da solidariedade ocidental.
“A unidade entre a Europa, a Ucrânia e os Estados Unidos é crucial”, escreveu, explicando que a discussão incluiu garantias de segurança, reconstrução do país e apoio adicional de defesa. O líder ucraniano agradeceu aos parceiros europeus pela disponibilidade em “ajudar a aproximar a paz”.
A Presidência francesa confirmou, em comunicado, que a Europa e a Ucrânia vão continuar a trabalhar na proposta de paz dos Estados Unidos, nomeadamente no reforço das garantias de segurança para Kiev e na preparação da reconstrução do país após o fim da guerra.













