Western Digital e Kioxia em negociações para criar gigante de fabrico de chips

A Western Digital anunciou que está num processo avançado de negociações para uma eventual fusão de ações de 17,01 mil milhões de euros com a fabricante japonesa de chips e parceira Kioxia, segundo a ‘Reuters’.

A informação foi avançada por uma fonte próxima do caso, que solicitou anonimato, tornando pública aquela que é uma manobra que se propõe a criar uma gigante de chips NAND para rivalizar com a Samsung Electronics.

Ao que tudo indica, as duas partes poderão chegar a um acordo já em meados de setembro, estando previsto que o CEO da Western Digital, David Goeckeler, assuma a liderança da nova empresa.

Abordadas pela ‘Reuters’, a Kioxia Holdings Corp e a Western Digital recusaram comentar “especulações” em torno de possíveis fusões.

Uma combinação das duas empresas consolidaria uma posição concertada para dominar a forte procura por chips de memória que foi impulsionada pela expansão 5G e pelo teletrabalho decretado devido à pandemia.

De acordo com a empresa de sondagens Trendforce, a Samsung domina mais de um terço do mercado de NAND, sendo que a Kioxia tem quase 19% de participação e a Western Digital 15%. A SK Hynix Inc, da Coreia do Sul e as empresas americanas Micron Technology Inc e Intel Corp são os outros grandes jogadores no mercado.

“Tal acordo seria uma medida defensiva, mas prudente, da Western para reforçar a sua posição competitiva no mercado de chips em rápida consolidação”, comentou o analista William Kerwin, da Morningstar.

“A longo prazo, esperamos que o mercado de NAND se consolide em cerca de três participantes líderes num produto basicamente semelhante a uma commodity”, continuou o mesmo especialista.

Ler Mais


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.