
Vox convoca manifestação e inclui Portugal no mapa de Espanha
O partido espanhol de estrema direita Vox convocou uma manifestação para 12 de janeiro em frente a todas as cãmaras municipais do país vizinho, mas no mapa que usou para divulgar a iniciativa incluiu Portugal. No entanto, as ilhas Baleares e as Canárias foram esquecidas, tal como Ceuta e Melilla, no norte de África.
🇪🇸 ESPAÑA EXISTE 🇪🇸
🗓 Domingo, 12 de enero.
⏰ 12:00 horas
📍 Frente a los ayuntamientos de toda España.📃 Se leerá un único manifiesto que una a todos los españoles, a toda la sociedad civil y a todos los partidos políticos leales a España.
📢 RT Difunde #EspañaExiste pic.twitter.com/H0cLh3bpa1
— VOX 🇪🇸 (@vox_es) January 3, 2020
“Por um Governo que respeite a constituição e a soberania”, pode ler-se na convocatória que já foi amplamente criticada nas redes sociais. “Estes imperialistas ultrapassados já estão a anexar Portugal”, escreve um, enquanto outro questiona: “Espanha existe. As ilhas não. A que horas é a concentração em Lisboa?”. “Quando é que conquistámos Portugal?”, é outro dos comentários que se pode ler.
Parece que Portugal, Gibraltar y Andorra ahora son de España también. A cambio hemos cedido las Canarias, Ceuta y Melilla y las Baleares. Buen trabajo AbasCAL y arena
— en sirius black (@pirque07) 3 de janeiro de 2020
Espugal existe!! pic.twitter.com/FeSlx8kxSy
— mike (@miguel_ac8) 3 de janeiro de 2020
El mapa con Portugal y sin las Islas… Para amar a España no sabéis ni dibujar el mapa
— NuriBeat🍓 (@NuriaWolf) 3 de janeiro de 2020
A manifestação convocada para o dia 12 de janeiro é uma forma de protesto para com a coligação de governo entre o Podemos e o PSOE, que formalizou um acordo com a Esquerda Republicana da Catalunha para o estabelecimento de uma plataforma de diálogo entre o executivo central e o autonómico e a realização de uma consulta popular na Catalunha.