
Voo de teste bem-sucedido de avião movido a hidrogénio nos Estados Unidos é novo impulso à aviação sustentável
Aviões movidos a hidrogénio em vez de combustíveis fósseis? É uma realidade que poderá estar mais próxima do que esperado, de acordo com a expectativa da startup ‘Universal Hydrogen’, com sede em Los Angeles, nos Estados Unidos, que transformou um avião regional movido a turboélice a um movido a hidrogénio.
Last week marked a huge milestone in the history of #hydrogen #flight: Meet Lightning McClean, a 40-passenger regional airliner powered by hydrogen fuel cells. Powered by sunshine, emitting nothing but water. #Green hydrogen is the quintessential forever fuel. pic.twitter.com/YZSqEPeghG
— Universal Hydrogen Co. (@Universal_H2) March 6, 2023
O ‘Lightning McClean’ completou com sucesso um voo de teste de 15 minutos no início de março – o avião completou duas passagens ao redor do aeródromo em Moses Lake, em Washington, a uma altitude de cerca de 3.500 pés. Na segunda passagem sobre o aeroporto, os pilotos desaceleraram o motor convencional e navegaram principalmente com um motor movido a hidrogénio.
A aeronave ATR 72 geralmente pode acomodar 50 passageiros, mas o grande tanque de hidrogénio líquido adaptado reduziu a capacidade de assentos para cerca de 40. Segundo a empresa, o “hidrogénio é a única resposta para a aviação chegar perto das metas do Acordo de Paris”, sublinhou Paul Eremenko, CEO da Universal Hydrogen, que já fechou acordos com transportadoras dos Estados Unidos e na Europa para os seus aviões a hidrogénio. As entregas são esperadas que comecem em 2025.