A Volvo Car Portugal lançou uma campanha de comunicação multimeios dedicada ao novo Volvo EX30, o SUV elétrico da marca escandinava. O planeamento de media desenvolvido pela Initiative foca-se na personalização da mensagem e na geolocalização inteligente, acelerando a transição para a mobilidade elétrica e apresentando a Volvo a uma nova geração de consumidores, mantendo a consistência de marca e a ambição de liderança em mobilidade pessoal, segura e sustentável.
A campanha capitaliza o facto de o EX30 ser um SUV elétrico ideal para a cidade, fabricado na Europa, com uma proposta especialmente competitiva desde 27.900€ ou 290€/mês (acresce IVA). A estratégia multimeios, orientada por dados, inclui TV, OOH, digital outdoor georreferenciado com os concessionários Volvo, cinema, rádio, Spotify, programmatic e social media. O lançamento da campanha teve início a 15 de setembro, com presença prevista nos meios até 23 de novembro.
A presença em TV inclui dois spots, um institucional e outro promocional, este último a decorrer entre 1 e 31 de outubro. A presença em exterior inclui múltiplos formatos, com destaque para a plataforma Geovision que permite impactar diferentes públicos com três criatividades distintas: standard, promoção e uma versão especial com georreferenciação de concessionários. Na rádio, a campanha vai decorrer durante o mês de outubro, com spots e live copies.
No digital, a gestão de social media de performance é assegurada pela Initiative Media global, enquanto a campanha fica a cargo da agência local, através de dois publishers de referência: a Razão Automóvel, que inclui um artigo especial, e o Standvirtual, focado em conversão.
O conceito criativo foi desenvolvido em estreita colaboração entre a Volvo e a agência New Land. A abordagem destaca três pilares do modelo, apresentados como momentos distintos de storytelling: o design escandinavo, as dimensões compactas e a agilidade do novo Volvo EX30.
O modelo EX30 tem sido um sucesso global e, na Europa, reforça esse percurso com a produção desde o verão na fábrica de Ghent, na Bélgica, materializando o compromisso de “produzir local para vender local”.
O Volvo EX30 chegou a Portugal no início de 2024 e conquistou os condutores portugueses. Em 2024, reforçou a sua posição como o 3º modelo elétrico mais vendido no país, posição que mantém em 2025, impulsionado por recentes atualizações de software que o tornam muito atrativo.
























