Voluntários recebem 5 mil libras e têm de cumprir quarentena de 17 dias. Os pormenores do estudo de reinfeção britânico

O Reino Unido vai pagar cerca de cinco mil libras (quase 5.700 euros) a jovens que já contraíram Covid-19 para se exporem novamente ao vírus, num novo estudo que visa avaliar como os seus sistemas imunológicos reagem, avança a ‘Sky News’.

O ensaio clínico “desafio humano” da Universidade de Oxford também espera descobrir qual a dosagem de coronavírus necessária para causar uma reinfeção e o que isso pode significar para o desenvolvimento de imunidade protetora contra a doença.

Pessoas com idades compreendidas entre 18 e 30 anos que foram infetadas naturalmente com Covid serão recrutadas e reexpostas ao vírus num ambiente seguro e controlado.

Os participantes ficarão em quarentena durante 17 dias e serão acompanhados por investigadores, num hospital até que deixem de correr o risco de infetar outras pessoas, recebendo cerca de cinco mil libras como pagamento.

«Os estudos de desafio dizem-nos coisas que outros estudos não podem dizer porque, ao contrário da infeção natural, são rigidamente controlados», explica Helen McShane, a investigadora principal da pesquisa britânica.

Segundo a responsável, «quando reinfetarmos esses participantes, saberemos exatamente como o seu sistema imunológico reagiu à primeira infeção COVID, bem como quando a segunda infeção acontece e qual a quantidade de vírus que contraíram».

O estudo será dividido em duas fases. A primeira fase, que envolve 64 voluntários saudáveis, terá como objetivo estabelecer a menor dose de vírus que pode se estabelecer e começar a se replicar. Uma vez que a quantidade de dosagem seja estabelecida, será usada para infetar os participantes na segunda fase do estudo, que deve começar no verão.

Ler Mais

Artigos relacionados
Comentários
Loading...