Volume de negócios do setor jurídico sobe 7% para 136 milhões de euros em 2024

O volume de negócios do setor das atividades jurídicas em Portugal cresceu cerca de 7% em 2024, para 136 milhões de euros, num mercado dominado por microempresas, que representam 93% do total, segundo a Iberinform.

Executive Digest com Lusa

O volume de negócios do setor das atividades jurídicas em Portugal cresceu cerca de 7% em 2024, para 136 milhões de euros, num mercado dominado por microempresas, que representam 93% do total, segundo a Iberinform.

O prazo médio de pagamento apresentou uma ligeira melhoria, diminuindo de 37 dias em 2023 para 35 dias em 2024 e o prazo médio de recebimento registou também uma evolução favorável, passando de 80 dias para 75 dias.

A análise da filial da Crédito y Caución revela que as empresas com entre 16 e 25 anos representam 30% do setor enquanto aquelas com mais de 25 anos correspondem a 17% e as empresas até um ano representam 19%, e em conjunto, mais de metade das entidades tem mais de 16 anos de atividade.

Do ponto de vista do risco, 49% das empresas são classificadas em risco baixo e 44% em risco médio. O risco elevado representa apenas 7% do total.

A localização das empresas é concentrada em Lisboa, que reúne 51% do total. O Porto concentra 19%, sendo o restante tecido distribuído por Braga, Setúbal, Faro e outros distritos com pesos individuais mais reduzidos.

Continue a ler após a publicidade

Estes dados devem ser “interpretado com cautela”, tendo em conta que nem todas as entidades do setor estão obrigadas à divulgação de resultados, não refletindo necessariamente a totalidade da atividade económica, refere.

A Iberinform é filial da Crédito y Caución e a sua atividade consiste na produção de serviços de informação empresarial.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.