
Volkswagen vai investir em minas para se tornar fornecedora mundial de baterias
A Volkswagen pretende investir em minas para reduzir o custo das células de bateria, dando resposta à sua própria procura e vendendo a terceiros, tornando-se um fornecedor mundial de baterias.
Esta estratégia vai ao encontro do que muitas construtoras estão a fazer, ter um maior controlo de partes da cadeia de suprimentos tradicionalmente deixadas para terceiros, desde a geração de energia até o fornecimento de matéria-prima, revelou Thomas Schmall, membro do Conselho de Administração da Volkswagen à ‘Reuters’.
A maior construtora da Europa quer que a sua unidade de baterias PowerCo se torne uma fornecedora mundial de baterias, além de dar resposta à sua própria procura com fábricas principalmente na Europa e na América do Norte.
“O problema das matérias-primas é a capacidade de mineração – é por isso que precisamos de investir diretamente nas minas”, disse, acrescentando que a construtora estava a fechar acordos de fornecimento com empresas de mineração no Canadá, onde construirá a sua primeira fábrica de baterias na América do Norte.
Estes acordos podem fazer com que a Volkswagen poupe vários anos no desenvolvimento de minas.
São poucas as construtoras que revelaram participações diretas em minas, mas muitas fecharam acordos com produtores para obter lítio, níquel e cobalto e revendê-los aos seus fornecedores de baterias.
“No futuro, haverá um número restrito de padrões de bateria. Graças ao nosso grande volume e negócios de vendas terceirizadas, queremos ser um desses padrões”, disse Thomas Schmall.
A PowerCo, criada no ano passado, tem como meta mais de 20 mil milhões de euros em vendas anuais até 2030.