
Volkswagen apresenta esta quarta-feira veículo elétrico acessível de 25 mil euros
A Volkswagen quer democratizar o veículo elétrico e prepara a apresentação, esta quarta-feira, a partir das 17h20, de um veículo que pretende introduzir soluções baratas ao mercado, de modo a que possam satisfazer todo o tipo de clientes – o valor apontado situa-se nos 25 mil euros.
Em 2019, a marca alemã sublinhou que estava a trabalhar no desenvolvimento de “modelos baratos a bateria com preços até 20 mil euros”, uma ‘corrida’ que o grupo não enfrenta sozinha: a Dacia colocou no mercado, em 2021, uma versão elétrica por apenas 16,8 mil euros (entretanto ‘cresceu’ para 20,4 mil euros devido à inflação e à guerra).
Em declarações à ‘Electrified Magazin’, em agosto último, Thomas Schäfer ‘fez cair’ o sonho de um veículo elétrico a rondar os 20 mil euros: com o aumento dos custos da energia e das matérias-primas, bem como a crise gerada pela falta de chips, dificilmente a marca conseguirá lançar no mercado a versão de série do protótipo ID. Life. Assim, o futuro ID.2 vai passar “rapidamente dos desejáveis 20.000€ para 25.000€”, admitiu o presidente e CEO da Volkswagen.
Save the date! 📆
Join our livestream on March 15, at 6:20pm CET, and find out more about our new design language, our vision for the future and more! #VWforthepeople #Volkswagen pic.twitter.com/iZlqRZgnkG
— Volkswagen News (@volkswagen) March 9, 2023
Assim, o novo Volkswagen elétrico pretende romper com as soluções da marca vistas no ID.3, ID.4 e ID.5 – a construção vai decorrer em Martorell, próximo de Barcelona (Espanha), e deverá entrar no mercado até 2025, produzido numa versão de segunda geração da plataforma MEB totalmente elétrica.
A plataforma que suporta o novo veículo, assim como os Skoda, Cupra e Seat, vai ser a versão curta da MEB do ID.3, que pode ter um motor por eixo: se for instalado à frente, permite uma suspensão traseira mais simples e barta.
O grupo Wolkswagen anunciou também plenos para investir 180 mil mihões de euros nos próximos cinco anos para a produção de baterias e fornecimento de matérias-primas, numa tentativa de reduzir os custos dos veículos elétricos.