A Vodafone Portugal anunciou que vai iniciar a partir de julho de 2024, progressivamente, o desligamento da sua rede 3G. Esta estratégia vai permitir realocar as frequências até agora utilizadas pelo 3G para uso de redes mais modernas como o 4G e 5G.
A operadora diz que “esta mudança é inevitável perante a evolução tecnológica e permitirá responder ao crescente consumo de dados”, e que esta atualização beneficia a digitalização do país, pois as comunicações ganham mais velocidade, capacidade, estabilidade, eficiência e resiliência.
A Vodafone confirma que a esmagadora maioria dos seus clientes não será afetada por esta mudança, uma vez que já utiliza equipamentos e cartões SIM compatíveis com as restantes gerações de comunicação móvel.
Aos clientes que não estejam nesta situação, a operadora confirma que estes serão atempadamente contactados pela Vodafone e terão um período alargado – um ano – para fazer uma transição gradual, seja atualizando o seu equipamento ou o cartão SIM.
“O 3G, de que a Vodafone foi pioneira no lançamento em Portugal em 2004, ajudou a concretizar uma revolução no seu tempo, ao permitir o acesso a internet móvel mais rápida e a streaming de vídeo no telemóvel, por exemplo. Mas, nos últimos anos, reduziu substancialmente o seu peso no tráfego global de dados, que hoje é diminuto”, explica a Vodafone em comunicado.
O desligamento da rede 3G segue-se a movimentos semelhantes levados a cabo pela Vodafone em mercados como Países Baixos, Alemanha, República Checa, Itália, Reino Unido ou Irlanda.














