Imagens de vídeo que têm corrido as redes sociais mostram o momento em que um drone ucraniano atingiu um local militar russo crítico, que está sancionado pela UE e pelos EUA: no vídeo, apontou a revista ‘Newsweek’, é possível ver-se um veículo aéreo não tripulado a voar antes de atingir a instalação na região de Stavropol, no sul da Rússia.
Diante do constante bombardeamento russo, a Ucrânia continua a usar drones para atacar alvos militares na Rússia, embora Kiev frequentemente não reivindique a responsabilidade por esses ataques. O mais recente golpe da Ucrânia a um dos maiores fabricantes russos de rádio eletrónicos, sancionado pela UE, é um novo golpe nas capacidades militares de Moscovo.
De acordo com a publicação ‘Kyiv Independent’, os drones ucranianos atingiram a fábrica de rádio Signal na região de Stavropol na noite da passada sexta-feira, segundo indicou fonte do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU).
A fábrica fica a pouco mais de 480 quilómetros do território controlado pela Ucrânia e produz equipamentos de guerra eletrónica para aeronaves, bem como sistemas de interferência ativa, módulos de controlo remoto de armas e outros equipamentos radioeletrónicos.
O ataque atingiu instalações que abrigam equipamentos importados caros, incluindo máquinas de controlo numérico computadorizado. Um segundo ataque atingiu outro prédio que abriga uma oficina de dispositivos eletrónicos.
O governador regional de Stavropol, Vladimir Vladimirov, confirmou o ataque, mas disse que não houve vítimas e que houve um pequeno incêndio.
~
❗️Another video of the attack by a new 🇺🇦Ukrainian kamikaze drone of the Shahed type on the 🇷🇺Russian Signal plant in Stavropol pic.twitter.com/W7aP0bafhG
— 🪖MilitaryNewsUA🇺🇦 (@front_ukrainian) July 26, 2025
Satellite images confirm three drone strikes on the Signal radio plant in Stavropol: two by AN-196 “Lyutyi” drones and a third by an unidentified model resembling an Iranian Shahed. The plant manufactures electronic warfare, radar, and navigation equipment for Russia’s military… https://t.co/75rDxSXI7d pic.twitter.com/yMKIGbyUdo
— WarTranslated (@wartranslated) July 27, 2025














