‘Verão’ tem uma pausa esta quarta-feira: Açores sob efeito da depressão atlântica que vai trazer chuva e vento

No entanto, esse arrefecimento será de curta duração: esta quinta-feira, prevê-se um aumento generalizado das temperaturas, com máximas entre 21°C na Guarda e 27°C em Santarém e Évora

Francisco Laranjeira
Outubro 8, 2025
6:15

Em Portugal continental, a quarta-feira será marcada por céu nublado em grande parte do território e possibilidade de chuva fraca no litoral oeste. As temperaturas máximas deverão descer ligeiramente, variando entre 18°C em Viana do Castelo e Aveiro e 25°C em Bragança, Castelo Branco e Faro, indicou o site meteorológico ‘Tempo.pt’.

No entanto, esse arrefecimento será de curta duração: esta quinta-feira, prevê-se um aumento generalizado das temperaturas, com máximas entre 21°C na Guarda e 27°C em Santarém e Évora.

De acordo com o IPMA, hoje conte com “períodos de céu muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado ou limpo na região Sul a partir do meio da manhã”, assim como a “possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral das regiões Norte e Centro até ao fim da manhã e no extremo norte durante a tarde”. Espere ainda “vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante norte, temporariamente de oeste/sudoeste na costa sul do Algarve durante a tarde, soprando moderado a forte (25 a 45 km/h) no litoral oeste a sul do Cabo Carvoeiro e nas terras altas, em especial a partir da tarde, por vezes com rajadas até 60 km/h”. Por último, a “possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, em especial das regiões Norte e Centro” e uma “pequena descida de temperatura, em especial da máxima”.

Se viver na região da Grande Lisboa, conte com “períodos de céu muito nublado” e a “possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco junto ao Cabo Raso até ao fim da manhã”, assim como “vento fraco a moderado (até 30 km/h) de norte/noroeste, soprando moderado a forte (25 a 45 km/h) a partir da tarde, por vezes com rajadas até 60 km/h, junto ao Cabo Raso” e “uma pequena descida da temperatura máxima”.

Já se estiver no Grade Porto, a previsão não difere muito: “Céu em geral muito nublado, tornando-se pouco nublado durante a tarde”, e a “possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco até ao fim da manhã”. Além disso, “vento fraco, soprando fraco a moderado (até 30 km/h) de noroeste durante a tarde” e “neblina ou nevoeiro até ao meio da manhã e para o fim do dia”. Conte também com uma “pequena descida da temperatura máxima”.

Fim de semana com temperaturas mais altas

O aquecimento térmico deverá manter-se na sexta-feira, em especial nas zonas litorais. Os termómetros poderão atingir 25°C no Porto, 27°C em Coimbra e até 29°C em Lisboa e Santarém.

Para sábado, esperam-se valores semelhantes ou ligeiramente superiores, embora a variabilidade típica de outubro possa alterar o cenário. As previsões meteorológicas deverão ser acompanhadas com atenção nos próximos dias.

Açores sob efeitos de uma depressão atlântica

Os Açores vão começar a sentir, a partir da madrugada desta quarta-feira, os efeitos da aproximação de uma depressão atlântica. O sistema de baixas pressões, bem visível nas projeções meteorológicas, deverá provocar chuva moderada a forte e aumento da velocidade do vento em várias ilhas do arquipélago.

Segundo as previsões, o Grupo Ocidental será o primeiro a ser afetado. Nas Flores, a precipitação acumulada poderá atingir 60 milímetros, enquanto no Corvo são esperados cerca de 40 milímetros.

No Grupo Central, as ilhas do Pico e do Faial serão as mais atingidas, com 65 mm e 50 mm de chuva acumulada, respetivamente. Na Terceira, os valores poderão chegar aos 47 mm, enquanto as restantes ilhas deste grupo não deverão ultrapassar os 30 mm.

Já no Grupo Oriental, a instabilidade será menos expressiva. Em São Miguel, as previsões apontam para 17 mm de precipitação, o valor mais elevado entre as ilhas orientais.

No que diz respeito ao vento, o Grupo Ocidental poderá registar rajadas até 62 km/h, com a Ilha do Pico a destacar-se como a mais ventosa do arquipélago, com rajadas de 70 km/h. Em São Miguel, preveem-se rajadas até 50 km/h na costa oeste. O sistema depressionário deverá deslocar-se para norte entre quinta e sexta-feira, afastando-se gradualmente dos Açores.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.