A E-REDES vai interromper temporariamente o fornecimento de eletricidade em várias zonas do país este domingo, devido a trabalhos de manutenção e reforço da rede elétrica. As intervenções, previstas entre as 5 e as 11 horas, vão afetar os distritos de Faro, Lisboa e Santarém, segundo informação divulgada pela empresa no seu site oficial.
Segundo a E-REDES, estes cortes de luz são planeados e temporários, destinando-se a operações de ligação, reparação e conservação das infraestruturas elétricas. A empresa sublinha que as intervenções são calendarizadas para minimizar o impacto nos consumidores e garantir a segurança da rede nacional.
Durante o período de manutenção, recomenda-se que as instalações elétricas sejam consideradas permanentemente em tensão, mesmo quando o fornecimento aparentar estar suspenso.
Pedro Silva, especialista da área de energia da DECO PROteste, indicou que ainda assim são necessários cuidados em sua casa. “Em princípio, não vai acontecer nada”, indicou, sublinhando estar-se perante uma “manutenção programada em que o restabelecimento de energia é feito com cautela e existe uma responsabilidade por parte do operador da rede por falhas que possam acontecer e por danos que possam provocar”.
No entanto, pode acontecer um “pico de corrente que pode queimar algum aparelho”. Para os consumidores que queiram “jogar à defesa”, a DECO PROteste aconselha a “desligar os equipamentos”. Os inconvenientes de não haver eletricidade em casa são inegáveis, mas “é impossível andar a mexer e a cortar cabos e a corrente continuar a passar”, diz Pedro Silva, garantindo que “não havia outra maneira”.













