Vai nascer um dos maiores centros de IA da Europa. Google Cloud entra em parceria

Vai nascer em Espanha um dos maiores e mais avançados centros de desenvolvimento de inteligência artificial (IA) na Europa, o AI Lab Granada, um projeto desenvolvido pela Minsait, uma empresa Indra, e a Universidade de Granada, que contará com a Google Cloud como parceiro tecnológico.

Este centro irá desenvolver soluções de IA que pretendem aumentar a eficiência e sustentabilidade das empresas, administrações públicas e sociedade. O objetivo é ter impacto real em áreas como a saúde e qualidade de vida, sustentabilidade, economia circular, democratização do comércio eletrónico, otimização dos processos industriais, emprego ou educação.

No AI Lab Granada irão trabalhar mais de 100 doutorados em IA, 165 consultores, especialista em desenvolvimento, investigadores e um ecossistema de startups e empreendedores. O centro estará aberto para empresas e startups que queiram promover os seus produtos e serviços.

A parceria tecnológica com a Google Cloud possibilitará a inclusão de uma suite de soluções de IA e analítica avançada para complementar a capacidade de armazenamento e de cloud computing do centro.

Um dos objetivos com esta parceria passa pela criação de um marketplace de analítica avançada e IA que se pretende que prova o desenvolvimento de modelos de tomada de decisão da próxima geração.

Este centro pretende dar resposta à crescente necessidade de criar “organizações inteligentes” baseadas na gestão eficiente de dados, reduzindo assim o fosso crescente entre o avanço das tecnologias e a sua taxa de adoção.

Isto irá refletir-se em aplicações que terão um impacto significativo em diversas áreas como a digitalização das PME’s, sustentabilidade e economia circular, otimização dos processos industriais, melhor gestão de dados nos cuidados de saúde, educação e formação de profissionais para a era digital, investigação e desenvolvimento (I&D) no meio académico e a chamada “silver economy”, ligada ao desafio demográfico e ao aumento da esperança de vida, entre outros.

Ler Mais


Comentários
Loading...