Vai montar uma piscina insuflável no terraço? Tenha atenção a este aviso

Especialistas da Faculdade de Tarragona (COAATT), em Espanha, alertam para o perigo de montar piscinas insufláveis ou removíveis, «em áreas da casa que não estão preparadas para suportar tanto peso», nomeadamente terraços e telhados de edifícios, avança o ‘La Vanguardia’.

Segundo a instituição, a compra destas piscinas está a aumentar, impulsionada pelas recomendações de contenção por parte do Governo, bem como pela incógnita da reabertura de piscinas municipais. Contudo a COAATT desaconselha claramente a montagem destes equipamentos, nas zonas mencionadas, que não são adequadas para o efeito.

Em causa está o facto de que a estrutura dos edifícios residenciais é construída para suportar uma sobrecarga de cerca de 240 quilos por metro quadrado, o que corresponde ao peso aproximado dos móveis e das pessoas que residem na habitação. «Em nenhum caso, a estrutura foi projectada para suportar o peso de uma piscina ou jacuzzi, bem como das pessoas que os usam», explicam os especialistas.

Neste sentido, uma piscina removível de cerca de 60 centímetros de altura atinge um peso de 600 quilos por metro quadrado, podendo aumentar para os 750 quilos com o peso dos seus utilizadores. Este valor é três vezes superior àquele que uma estrutura actual está preparada para suportar, de acordo com a COAATT. Existe apenas uma excepção: pequenas piscinas para recém-nascidos, com um nível de água que não exceda os 15 ou 20 centímetros.

O resultado do uso de piscinas insufláveis ou removíveis em terraços, depende muito do tipo de estrutura, do seu estado de manutenção e ainda de quando foi construída, segundo a COAATT. A colocação de piscinas nos terraços de edifícios relativamente novos, pode causar problemas de quebra do pavimento, humidade, corrosão e danos na instalação de saneamento. Se a sobrecarga for muito elevada, o colapso é muito provável, segundo a instituição.

No caso de estruturas anteriores aos anos 80, a probabilidade de colapso é ainda maior, visto que perderam determinadas protecções e as vigas podem ser afectadas por problemas de humidade, que reduzem a sua capacidade de sobrecarga.

 

Ler Mais



loading...

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.