Vai aos Açores ou à Madeira? Regiões pagam testes à Covid antes da viagem (e estes são os laboratórios que deve contactar)

As regiões autónomas dos Açores e da Madeira estão a realizar testes gratuitos à Covid-19, para os passageiros que queiram visitar as ilhas.

Caso pretendam fazê-lo, têm à sua disposição laboratórios em Portugal Continental para poderem ser testados, e os custos são assumidos na íntegra pelos próprios governos, de acordo com a imprensa regional.

O secretário regional do Turismo da Madeira, Eduardo Jesus, referiu ao Diário de Notícias da Madeira, que esta medida «tem um pendor estratégico, o de afirmar a Região como destino seguro, sem onerar quem cá chega», quer seja residente ou não.

Por sua vez, o Governo dos Açores anunciou a decisão na semana passada: «O Governo dos Açores vai alargar ao continente, a partir de 1 de Julho, a rede de laboratórios de análises de despiste da covid-19, através de convenções com laboratórios privados e do sector social, agilizando, também por esta via, os procedimentos para quem pretende viajar para a região», pode ler-se no comunicado.

Desta forma, «os cidadãos poderão escolher o laboratório no qual pretendem fazer o seu teste de despiste do novo coronavírus entre a lista de entidades convencionadas, que será divulgada no Portal do Governo dos Açores, devendo apresentar comprovativo de reserva e pagamento da viagem entre o território continental e a Região Autónoma dos Açores», explica a secretaria geral da saúde açoriana.

Para ambos os arquipélagos é necessário realizar o teste no prazo de 72 horas antes da viagem e o resultado é remetido ao passageiro e à Direcção Regional da Saúde antes do voo. Em alternativa, pode também ser feito um teste à chegada.

Em que laboratórios é possível realizar o teste à Covid-19?

No caso da Região Autónoma da Madeira, existe apenas, por enquanto, um único laboratório em Lisboa, o CEDOC – Centro de Estudos de Doenças Crónicas, da NOVA Medical School, na Faculdade de Ciências Médicas, ainda que esteja a ser equacionada a hipótese de alargar para outros institutos do Continente.

As colheitas são realizadas de segunda a sexta, entre as 8 horas e as 10 horas, através de agendamento obrigatório para fazer a colheita até 72 horas antes da hora do voo. Importa ressalvar que aos fins de semana e feriados não é possível fazer o teste e que o número de inscrições é limitado à disponibilidade.

Relativamente aos Açores, «os cidadãos poderão escolher o laboratório no qual pretendem fazer o seu teste de despiste do novo coronavírus entre a lista de entidades convencionadas, que foi divulgada no Portal do Governo dos Açores, devendo apresentar comprovativo de reserva e pagamento da viagem entre o território continental e a Região Autónoma dos Açores».

No total são 139 laboratórios disponíveis de norte a sul do país, 16 deles localizam-se em Lisboa, quatro no Porto, sete em Setúbal e quatro em Faro, entre outros. A lista completa disponibilizada pelo Governo açoriano pode ser consultada aqui.

 

Ler Mais


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.