Vacinas para todos? EUA apontam «regresso à vida normal» no terceiro trimestre de 2021

Os EUA devem ter doses suficientes da vacina contra Covid-19 no terceiro trimestre de 2021, tornando possível um «regresso à vida normal», de acordo com o director dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do país, Robert Redfield, citado pela ‘CNBC’.

O responsável, referiu esta quarta-feira, que espera que as vacinações comecem em Novembro ou Dezembro, contudo em quantidades limitadas com os grupos de risco e profissionais de saúde a receber as primeiras doses.

«Se me está a perguntar quando é que a vacina estará disponível para os americanos, para que possamos regressar à nossa vida normal, acho que provavelmente será no final do segundo, inicio do terceiro trimestre de 2021», afirmou ao Subcomité de Dotações para Trabalho, Saúde e Serviços Humanos, Educação e Agências Relacionadas com o Senado dos Estados Unidos.

Redfield revelou que o programa de vacinas contra a Covid-19 da administração Trump, chamado de ‘Operação Warp Speed’, não tem precedentes, uma vez que em situações normais uma vacina demora entre quatro a seis anos a ser desenvolvida.

Especialistas em saúde pública já tinham dito que a maioria dos americanos provavelmente não seria imunizada com uma vacina contra o coronavírus até meados do próximo ano. Qualquer que seja a vacina, provavelmente vai ficar em falta assim que for aprovada para distribuição pública.

Os especialistas consideram que a vacina provavelmente terá de ser administrada em duas doses com intervalos variados, e os estados ainda enfrentam desafios logísticos, nomeadamente configurar locais de distribuição e adquirir agulhas, seringas e frascos suficientes para a vacinação.

No início do dia, o CDC delineou um plano abrangente para disponibilizar vacinas contra a Covid-19 de forma gratuita a todos os americanos. No plano, o organismo estima que uma vacina contra o coronavírus receba inicialmente uma autorização de uso de emergência antes de uma aprovação formal oficial.

O governo dos Estados Unidos planeia transportar a vacina para locais de distribuição nos Estados Unidos nas 24 horas seguintes à aprovação, de acordo com autoridades do governo norrte-americano em declarações ao jornalistas na manhã desta quarta-feira.

Os Estados Unidos registam 6.600.566 casos de infecção pela Covid-19, bem como 196.147 vítimas mortais. A nível global a pandemia já infectou mais de 29,6 milhões de pessoas em 196 países e territórios, causando ainda mais de 936 mil mortes.

Ler Mais
pub

Comentários
Loading...