Vacina contra o coronavírus? Não vai acontecer antes do final de 2021, diz especialista

Esta linha do tempo é uma expectativa “muito razoável” atendendo aos ensaios de Fase 2 e 3 necessários a qualquer vacina, visando garantir segurança e eficácia.

Sónia Bexiga

Uma vacina para a covid-19 não estará pronta até o final do próximo ano, de acordo com Dale Fisher, presidente da Rede Global de Alerta e Resposta a Surtos da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Esta linha do tempo é uma expectativa “muito razoável” atendendo aos ensaios de Fase 2 e 3 necessários a qualquer vacina, visando garantir segurança e eficácia, explicou Fisher. Também seria necessário aumentar a produção e distribuição, além de administrar a vacina, afirmou à CNBC.

Segundo o especialista, as investigações apontam para uma vacina em 2021 com base nos cinco estudos da Fase 1 atualmente em andamento. “Sempre sentimos que, por volta de abril e maio, estaríamos nos estudos da Fase 1, então isso significa que uma vacina, potencialmente, já foi inventada mas agora estamos a testar em indivíduos, basicamente, para ver se é seguro avançar”.
 

Os estudos que vamos fazendo permitirão que a “recolha antecipada de dados” avalie se a potencial vacina  “realmente funciona”, antes de passarmos a estudos maiores sobre segurança e eficácia, acrescentou Fisher.

Sobre os comentários do Presidente Donald Trump, no domingo passado, de que estava confiante de que uma vacina contra o coronavírus seria desenvolvida até o final de 2020, afirma que são “um pouco prematuros”.

Enquanto isso, Severin Schwan, CEO da gigante farmacêutica Roche , também expressou algum ceticismo quanto ao prazo proposto pelo Presidente norte-americano, defendendo que o final deste ano é “certamente uma meta ambiciosa”.

Continue a ler após a publicidade
“Não tenho dúvidas de que, como muitas empresas estão trabalhando em uma vacina em paralelo, e como vemos uma colaboração tão grande com reguladores, incluindo o FDA, podemos realmente acelerar a aprovação de vacinas”, disse o executivo à CNBC.

“Mas ainda assim, normalmente levaria anos para desenvolver um novo medicamento. A maioria dos especialistas concorda que levará pelo menos 12 a 18 meses até termos uma vacina disponível nas quantidades necessárias para os pacientes”.

Um caminho a percorrer

Os resultados preliminares de ensaios clínicos para o remdesivir antiviral da Gilead Sciences têm sido promissores, indicando que podem reduzir o tempo de recuperação de pacientes hospitalizados com coronavírus. Desde então, a Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA concedeu autorização de uso de emergência para o medicamento. 

Continue a ler após a publicidade

Apesar das informações muito positivas sobre o remdesivir, ainda está longe de ser a “droga maravilha” comprovada que gostaríamos de ver, de acordo com Fisher.

Em sua opinião, a melhor defesa contra a covid-19 seria uma vacina que “obteria imunidade do público”. A imunidade natural do coletivo não era o caminho a seguir, disse ainda, mas tornou-se relevante já que se refere a uma situação em que um número suficiente de pessoas numa população se tornou imune a uma doença, de modo que efetivamente impede a propagação da doença.

Até que uma vacina esteja pronta, cada indivíduo precisa entender o seu papel na saúde pública, disse Fisher, acrescentando que é preciso haver “mensagens” contínuas, em vez de apenas confiar em medidas de rastreamento de contactos ou esforços simples como o distanciamento social.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.