O governo do Uzbequistão decidiu pagar 3 mil dólares (cerca de 2,6 mil euros) a quem viajar para o seu país e contrair uma infeção por Covid-19, um valor estimado sobre as despesas de um tratamento da doença no seu território, tendo inclusive utilizado este valor como referência no investimento no seu novo regime de saúde, noticia o ‘Vice’.
“Queremos tranquilizar os turistas e garantir-lhes que podem vir para o Uzbequistão,” afirmou Sophie Ibbotson, embaixadora do turismo do Uzbequistão para o Reino Unido.
“O governo está tão confiante que as novas medidas de segurança e higiene que estão a ser implementadas em todo o setor de turismo protegerão os turistas da Covid-19 que o presidente está preparado para colocar dinheiro ‘nesta aposta’. Se contrair Covid-19 de férias no Uzbequistão, vamos compensá-lo”, reforçou a responsável.
O presidente Shavkat Mirziyoyev já assinou o respetivo decreto com esta medida e lançou também a campanha “Viagem Segura Garantida”, numa tentativa de revigorar o crescente setor de turismo do país.
O Uzbequistão foi considerado o quarto mercado turístico de crescimento mais rápido do mundo em 2019.
Ainda sobe esta compensação, importa reter que o seu pagamento está sujeito a algumas condições. Quaisquer turistas que fiquem doentes com a Covid-19 têm de estar a gozar férias na companhia de um guia de turismo local, que será certificado de acordo com as diretrizes de segurança e higiene.
Os locais turísticos e as acomodações também serão obrigados a obter a certificação do governo para garantir que respondem aos novos padrões de segurança sanitária e epidemiológica.
Recorde-se que os vôos internacionais para o Uzbequistão regressam este mês e o país está a aceitar chegadas de países de baixo risco, como a China, Japão, Coreia do Sul e Israel.
Aqueles que vierem da UE e do Reino Unido serão forçados a cumprir 14 dias de quarentena à chegada, mas o governo indicou que esta medida poderá ser dispensada assim estes países consigam controlar as suas próprias taxas de infeção.
Até ao momento, o Uzbequistão registou 84 mortes relacionadas com a pandemia do novo coronavírus, numa população de quase 33 milhões pessoas.













