Usa TDT? Mudança de canais arranca esta sexta-feira a sul do país

A frequência da Televisão Digital Terrestre (TDT), um serviço gratuito de televisão, vai ser alterada a partir desta sexta-feira, tendo em vista a implementação da quinta geração móvel (5G)

Nesta primeira fase, que termina a 27 de Fevereiro, serão alterados 20 emissores, que incluem os do Algarve, alguns do Alentejo e o emissor de Sines, que serve o distrito de Setúbal (ver datas no fim do texto).

O processo continuará do Sul para o Norte do país,, como mostra o planeamento divulgado pela Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom) sendo que esta mudança é essencial para o desenvolvimento do 5G, cujas licenças serão atribuídas em leilão. A Anacom tem previsto que o início do leilão para a atribuição de licenças 5G decorra em Abril e que a conclusão dos procedimentos de atribuição aconteça entre Junho e Agosto.

«As pessoas saberão que são abrangidas pela mudança se a sua televisão ficar sem imagem», explica a Anacom, apontando que quando o ecrã ficar negro, a única coisa que o consumidor vai ter de fazer é fazer a sintonia do novo canal com o seu comando da televisão ou na caixa que tem sintonizada a antena da TDT.  

«Se alguém for abordado no sentido de que tem de comprar uma nova televisão ou mudar a antena ou que tem de passar para um pacote com televisão paga, isto é absolutamente falso. Ninguém deve cair nesse engano», alerta o presidente da Anacom João Cadete de Matos.

Cadete de Matos pede que os consumidores denunciem qualquer tentativa de burla. «A Anacom vai actuar – e já está a actuar nas queixas que recebemos – no sentido de fazer uma fiscalização dos motivos e dos autores desses procedimentos», disse, realçando que as coimas podem ir até cinco milhões de euros.

A Anacom criou, ainda assim, uma linha telefónica gratuita de apoio dedicada à TDT, em coexistência com a actual da MEO, a funcionar desde 15 de Novembro (800 102 002, das nove horas às 22 horas). Caso seja necessário, o regulador agendará uma visita a casa da pessoa para proceder à sintonia, com técnicos seus e gratuitamente, caso o apoio telefónico não consiga resolver a situação.

Agenda de migrações de frequências previstas para os próximos tempos:

Sines (7), São Miguel, Faro (dia 10), Faro (11), Tavira (12), Loulé (13), Picota (14), Alcoutim e Cerro da Águia (17), Albufeira e Fóia (18), Monchique e Silves (19), Almodôvar e Silves Centro (20), Lagos Norte e Ourique (21), Lagos Centro (24), Odemira (25), Castro Verde (26) e Melides (27).

Ler Mais
Artigos relacionados

Exclusivo MIT - Massachusetts Institute of Technology

Dormir. Factor determinante no desempenho profissional?

Pesquisas mostram que a falta de sono tem várias consequências que podem afectar negativamente o desempenho profissional. Então por que razão tantos locais de trabalho modernos condenam práticas que não ajudam a bons horários de sono?
Comentários
Loading...

Multipublicações