Usa TDT? Vai ter de sintonizar novamente os aparelhos no início do ano

Se não tem televisão por cabo, fique atento. Com a chegada da chamada tecnologia de quinta geração (5G) é provável que precise de voltar a configurar todos os aparelhos da rede televisão digital terrestre (TDT) já no início do próximo ano.

Estas alterações em Portugal surgem na sequência de uma decisão europeia que determina que os Estados-membros têm que permitir, até 30 de Junho de 2020, a libertação da faixa dos 700 MHz para a TDT.

A migração para o 5G vai ser gradual. Começou a 27 de novembro, no emissor de Odivelas Centro, num teste-piloto que abrangeu 135 mil residências e áreas comerciais no concelho de Odivelas, e nas freguesias de Lumiar, Carnide e Santa Clara, em Lisboa, bem como na Encosta do Sol, na Amadora.

Depois do teste-piloto, o processo global de adaptação de frequências inicia-se no sul do território continental, no final de janeiro ou início de fevereiro. Nos meses seguintes vai prosseguindo para o norte de Portugal, onde deve chegar na altura da primavera. Na fase final estarão as regiões dos Açores e Madeira.

Os utilizadores não precisam de comprar novos aparelhos ou televisão, esclarece a Anacom. O regulador alerta, no entanto, para possíveis fraudes e lembra que têm de ser os próprios consumidores a pedir a ida do técnico a casa. «A Anacom não vai telefonar ou bater à porta de ninguém a avisar que vai fazer a sintonia da televisão», explica o regulador.

A este alerta junta-se o aviso da Polícia de Segurança Pública, pois há sempre um aumento de burlas nestas fases de mudança, sobretudo junto dos mais idosos e mais isolados.

Para responder a dúvidas que os utilizadores tenham no processo de mudança, a Anacom disponibiliza o número de telefone gratuito 800 102 002 e promete colocar no terreno equipas para apoiar na sintonização dos aparelhos.

Roteiro nacional do processo de migração

A mudança vai ser feita por regiões, de acordo com o planeamento divulgado pela Anacom.

tdt mapa novo

 

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Guerra do streaming: consumidores dão oportunidade aos novos players
Automonitor
As ideias (brilhantes) da Skoda