Universidade de Coimbra lança licenciatura apoiada pelo PRR

A Universidade de Coimbra (UC) arranca o ano letivo de 2022/2023 com uma nova licenciatura em Gestão de Cidades Sustentáveis e Inteligentes, apoiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência.

Lecionada no Departamento de Engenharia Civil, esta nova licenciatura foi criada de raiz, numa abordagem multidisciplinar que envolve as áreas das engenharias, da arquitetura e das ciências sociais, focando também as tecnologias digitais. O objetivo desta nova licenciatura passa por promover a integração de aspetos tecnológicos com áreas de planeamento, urbanismo, transportes ou infraestruturas, procurando conferir aos futuros licenciados uma visão integrada da cidade e dos seus novos paradigmas.

Amílcar Falcão, Reitor da Universidade de Coimbra, refere que “o lançamento desta licenciatura, com a propina apoiada pelo PRR (50%), reflete a aposta da universidade em áreas que são emergentes e fundamentais para a evolução da sociedade. Esta nova licenciatura em Gestão de Cidades Sustentáveis e Inteligentes está alinhada com a crescente necessidade de criar cidades que sejam simultaneamente inteligentes e sustentáveis, que permitam responder aos inúmeros desafios que enfrentamos nos dias de hoje, como as alterações climáticas”.

O Reitor da Universidade de Coimbra acrescenta ainda que este lançamento tem como expectativa “a formação de uma nova geração de quadros que tenham a perceção da multidisciplinaridade dos problemas das cidades atuais, para que consigam futuramente encontrar estratégias e soluções para a criação de um novo meio urbano, que utilize a tecnologia para melhorar a sustentabilidade nas suas diversas vertentes, alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 das Nações Unidades (Cidades e Comunidades Sustentáveis).”

No final do curso, os estudantes terão competências para integrar ou coordenar equipas na administração e serviços públicos, entidades gestoras de infraestruturas urbanas, empresas de gestão de mobilidade e transportes, serviços de mapeamento e informações geográficas, gestão ambiental ou em novas empresas focadas em serviços de dados geográficos e serviços tecnológicos para áreas urbanas.

Os estudantes que tenham interesse em ingressar nesta licenciatura poderão utilizar uma das seguintes provas no concurso: Matemática, ou Biologia e Geologia, ou Economia.

Ler Mais


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.