Unitel terá desviado 350 milhões de euros para Isabel dos Santos investir na Nos

Acusações de desvio de dinheiro da Sonangol não são as únicas. Em 2012 e 2013 saíram mais de 300 milhões de euros da Unitel que serviram para Isabel dos Santos investir na Nos, avança esta sexta-feira a TVI.

A Unitel é uma grande empresa de telecomunicações angolana, que até hoje tinha como acionistas Isabel dos Santos, Sonangol, Portugal Telecom/Oi e a Geni, empresa ligada ao “general Dino”. Cada um destes accionistas tinha 25% da empresa.

A operadora terá feito empréstimos de cerca de 200 milhões de euros e pago uma comissão de gestão de 150 milhões a sociedades controladas por Isabel dos Santos, que serviram depois para a empresária investir na portuguesa Zon, atual Nos.

A notícia é fundamentada pela TVI em informação depositada na Bolsa de Nova Iorque. A estação aponta este caso como mais uma possibilidade de acusação de desvio de capitais angolanos por parte de Isabel dos Santos.

De acordo com a mesma fonte, o assunto provocou um conflito com a Oi, que entretanto ficara com a posição da Portugal Telecom na Unitel. O caso acabou por levar a uma decisão em tribunal arbitral de Paris desfavorável a Isabel dos Santos.

Hoje, foi anunciada a compra da posição da Oi pela Sonangol, que na prática compensou a empresa brasileira daquelas transferências. Entretanto, a participação de Isabel dos Santos na Unitel foi arrestada por ordem da justiça de Angola.

 

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Quer ir ao Burning Man? Cuidado com os bilhetes falsos
Automonitor
#Ensaio – Mercedes-Benz GLC 220d – A medida perfeita