pub

União de esforços. Pfizer junta-se à Gilead para produzir o antiviral contra a Covid-19

A Pfizer concordou em produzir e distribuir doses do Remdesivir, o medicamento antiviral contra a Covid-19 da Gilead Sciences, de acordo com um anúncio feito pela gigante farmacêutica esta sexta-feira e citado pela ‘CNBC’.

O acordo plurianual vai apoiar os esforços para aumentar a distribuição do fármaco que demonstrou ajudar a reduzir o tempo de recuperação de alguns pacientes hospitalizados com coronavírus, segundo a empresa. A Pfizer vai produzir o medicamento nas suas instalações em McPherson, Kansas, nos Estados Unidos.

«O contrato da Pfizer com a Gilead é um excelente exemplo de membros do ecossistema da inovação a trabalhar em conjunto para oferecer soluções médicas», disse o CEO da Pfizer, Albert Bourla, num comunicado. «Juntos, somos mais poderosos do que sozinhos», acrescentou.

Não existem, até ao momento, medicamentos aprovados pela ‘Food and Drug Administration’ (FDA) contra o coronavírus, que já infectou mais de 19 milhões de pessoas em todo o mundo e matou pelo menos 715.163 em cerca de sete meses, de acordo com dados compilados pela Universidade Johns Hopkins.

Contudo, os médicos têm usado o Remdesivir em pacientes infectados com Covid-19 nos últimos meses. Em Maio, a FDA concedeu ao remdesivir uma autorização de uso de emergência, permitindo que hospitais e médicos utilizassem o medicamento em pacientes internados gravemente doentes.

A Gilead já tinha referido que seria capaz de produzir o fármaco em quantidades suficientes em Outubro, para responder à procura global devido à pandemia do coronavírus.

Para além disso, a empresa revelou que planeia produzir mais de dois  milhões de cursos de tratamento do fármaco até ao final do ano e prevê ser capaz de criar «vários milhões a mais» em 2021, acrescentando que aumentou a oferta do Remdesivir em mais de cinquenta vezes desde Janeiro. A sua rede de produção inclui agora mais de 40 empresas divididas pela América do Norte, Europa e Ásia.

Ler Mais
pub

Comentários
Loading...