Panelas, maquilhagem ou artigos de higiene pessoal: cientistas alertam mulheres para ‘produtos químicos eternos’ que fazem parte do dia a dia

Não é o primeiro estudo que sugere a presença dos ‘produtos químicos para sempre’ em vários objetos que utilizamos no dia a dia, mas este é em especial dedicado à mulheres. Na pesquisa é demonstrado que os utensílios de cozinha, maquilhagem e artigos de higiene pessoal contêm estas substâncias e podem estar a impactar na fertilidade do sexo feminino.

Há anos que os cientistas alertam para os perigos das substâncias perfluoroalquiladas, conhecidas como PFAS, que adquiriram o conceito de ‘químicos para sempre’ dado que podem permanecer no ambiente durante milhares de anos e estão associados a várias doenças, desde o cancro à infertilidade.

As pesquisas mais recentes, feitas por investigadores dos Estados Unidos da América (EUA) e de Singapura, sugerem que o impacto dos PFAS na fertilidade pode ser ainda maior do que se suspeita, dado que as mulheres com vários tipos destas substâncias no sangue que tentaram engravidar apresentaram uma probabilidade até 40% menor tanto de ficar grávidas como de dar à luz um bebé com vida, informa a análise publicada na revista Science of The Total Environment.

A descoberta deve servir de aviso às mulheres que desejam ter filhos, advertiram os investigadores ao destacar que estes químicos são adicionados a tudo, desde utensílios de cozinha, vestuário e maquilhagem pelas suas propriedades de resistência às manchas e à água.

“Os resultados do nosso estudo devem servir de aviso às mulheres em toda a parte sobre os efeitos potencialmente nocivos do PFAS quando planeiam conceber”, comentou o autor principal e especialista em medicina ambiental e saúde pública da organização de saúde Mount Sinai em Nova Iorque, nos EUA, Nathan Cohen.

Ainda que este seja um fator de preocupação, é possível “minimizar a exposição ao PFAS, evitando alimentos que estão associados a níveis mais elevados destes químicos e comprando produtos sem PFAS”, aconselhou o autor principal.

Esta é a primeira pesquisa que indica a possibilidade de estes produtos químicos afetarem a fertilidade mesmo de mulheres saudáveis, segundo outra autora Damaskini Valvi. “Os PFAS podem perturbar as nossas hormonas reprodutivas e têm estado ligados ao atraso no início da puberdade e ao aumento dos riscos de endometriose e síndrome do ovário policístico em estudos anteriores”, explicou.

Os PFAS são uma classe de químicos que se encontram numa variedade de artigos quotidianos, como artigos de cozinha não aderentes, vestuário, embalagens de alimentos, tapetes, tintas, produtos de higiene pessoal e produtos da época.

Ler Mais