Termina hoje o prazo para a apresentação de candidaturas ao concurso da Polícia de Segurança Pública (PSP) para a admissão de novos agentes, um processo de recrutamento que já integra as novas regras de ingresso, incluindo o aumento da idade máxima e alterações nos critérios físicos.
O procedimento concursal, aberto no final de novembro, foi anunciado pela Lusa e destina-se à constituição de uma reserva de recrutamento para admissão ao Curso de Formação de Agentes (CFA), com candidaturas disponíveis até às 23h59 através do portal oficial da PSP.
Este concurso marca a aplicação imediata dos novos critérios de ingresso na PSP, entre os quais se destaca o aumento da idade máxima de candidatura dos 30 para os 35 anos. Outra das alterações relevantes prende-se com a altura mínima exigida aos candidatos do sexo masculino, que passa agora a ser de 1,60 metros.
A PSP sublinha que estas mudanças pretendem alargar a base de recrutamento e adaptar o acesso à carreira policial às atuais necessidades da força de segurança.
Para além das novas regras, mantêm-se os restantes requisitos obrigatórios de admissão. Os candidatos devem ter nacionalidade portuguesa, idade mínima de 18 anos, possuir a robustez física e o perfil psicológico indispensáveis ao exercício da função policial e estar habilitados com o 12.º ano de escolaridade ou equivalente, ou a frequentá-lo.
É igualmente exigido que os candidatos não tenham sofrido sanção penal que os iniba do exercício de funções públicas, apresentem qualidades morais e comportamento cívico compatíveis com os princípios éticos e deontológicos da função policial e não estejam abrangidos pelo estatuto de objetor de consciência.
A Polícia de Segurança Pública recorda que as candidaturas são formalizadas exclusivamente através do portal de recrutamento da PSP, acessível em recrutamento.psp.pt, devendo ser submetidas até às 23h59 de hoje, sob pena de exclusão do procedimento concursal.
No comunicado que acompanhou a abertura do concurso, a PSP destacou ainda “alguns benefícios e vantagens” associados à carreira policial, nomeadamente uma “remuneração competitiva”.
De acordo com a informação divulgada, um agente da PSP aufere, no primeiro ano de funções, um vencimento ilíquido de 1.930,70 euros, valor que inclui remuneração base, suplementos fixos e variáveis — como o suplemento por serviço e risco nas forças de segurança, turno e patrulha — e subsídio de refeição. No segundo ano, esse valor sobe para 1.998,09 euros ilíquidos.














