UE: Portugal entre os sete países com quedas ‘drásticas’ no emprego de jovens

As diminuições mais acentuadas foram registadas por Portugal, Eslovénia, Irlanda, Espanha, Finlândia, Suécia e Estónia.

Sónia Bexiga

Desde o primeiro trimestre de 2020, o mercado de trabalho europeu teve de lidar com a pandemia COVID-19. Muitos Estados-Membros da União Europeia (UE) implementaram medidas como o trabalho de curta duração ou apoio financeiro às empresas para atenuar o impacto da crise da saúde no emprego. Estas medidas podem ter ajudado a limitar as demissões em massa, mas não foram a solução para problemas como o ingresso dos jovens no mercado de trabalho. 

Analisando os diferentes grupos etários, no segundo trimestre de 2020 face ao quarto trimestre de 2019, a taxa de emprego na UE diminuiu 2,1 pp para os jovens dos 15-24 anos (de 33,3% para 31,2%), 1,2 pp para pessoas de 25 a 54 anos (de 80,6% para 79,4%) e 0,4 pp para pessoas de 55 a 64 anos (de 59,6% para 59,2%). 

O número de jovens empregados com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos diminuiu para 14,4 milhões, para 140,6 milhões para as pessoas dos 25-64 anos e para 35,4 milhões para as pessoas dos 55-64 anos.

A taxa de emprego dos jovens diminuiu em todos os Estados-Membros da UE, exceto na Alemanha. As diminuições mais acentuadas foram registadas por Portugal, Eslovénia, Irlanda, Espanha, Finlândia, Suécia e Estónia (mais de -4 pp para todos os sete), enquanto as menores diminuições foram registadas na Croácia, Grécia e Itália (-1,3 pp para todos os três) .

No segundo trimestre de 2020, 187,3 milhões de pessoas ou 72,0% da população total da UE com idade entre 20 e 64 anos estavam empregadas em comparação com 190,1 milhões ou 73,0% no primeiro trimestre de 2020 e 191,1 milhões ou 73,1% no quarto trimestre de 2019.

Continue a ler após a publicidade

O emprego masculino na UE diminuiu 2,1 milhões do quarto trimestre de 2019 para o segundo trimestre de 2020, uma queda de 1,3 pontos percentuais (pp) na taxa de emprego (de 79,0% para 77,7%), enquanto o emprego feminino diminuiu 1,7 milhões , um corte de 1,0 pp na taxa de emprego (de 67,3% para 66,3%) neste período.

Portugal volta a destacar-se entre as quedas na taxa de emprego. Todos os Estados-Membros da UE, com exceção da Alemanha (ver notas) e Malta, registaram uma diminuição nas suas taxas de emprego entre o quarto trimestre de 2019 e o segundo trimestre de 2020, com quedas de mais de 2 pp em Portugal, Estónia, Espanha, Bulgária, Irlanda e Áustria.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.