As autoridades locais da cidade ucraniana de Kharkiv estão a preparar a construção da primeira ‘escola-bunker’ do país, que permitirá que as crianças daquelas localidade possam continuar a ter aulas em segurança, mesmo perante a ameaça do conflito armado, como o que se verifica com a invasão russa.
O plano foi revelado pelo presidente da Câmara de Kharkiv que, no seu canal de Telegram, explicou que “continuará a investir na educação”.
“Não reduziremos as despesas com a educação num único hryvnia este ano e no próximo, apesar da falta de fundos orçamentais e da tarefa bastante difícil de equilibrar o orçamento local tendo em conta o défice existente”, ressalvou o autarca.
Ihor Terekhov continuou: Além disso, estamos a planear construir a primeira escola subterrânea na Ucrânia, que atenderá aos mais modernos requisitos regulamentares para estruturas de proteção”.
Sem revelar mais detalhes, o responsável adiantou que essa escola-abrigo “permitirá que milhares de crianças de Kharkiv continuem a sua educação presencial e segura, mesmo durante ameaças de mísseis”.














