Ucrânia: Rússia já bombardeou acidentalmente o próprio território 39 vezes desde início do ano

Uma nova investigação apurou que a Rússia bombardeou acidentalmente a sua própria região fronteiriça quase 40 vezes desde o início de 2024, enquanto Moscovo continua com uma ofensiva no nordeste da Ucrânia.

Pedro Gonçalves
Maio 14, 2024
11:33

Uma nova investigação apurou que a Rússia bombardeou acidentalmente a sua própria região fronteiriça quase 40 vezes desde o início de 2024, enquanto Moscovo continua com uma ofensiva no nordeste da Ucrânia.

De acordo com um relatório do The Insider, meio de investigação independente russo, as munições russas caíram na região de Belgorod pelo menos 39 vezes desde o início do ano. Esta região situa-se na fronteira com o nordeste da Ucrânia e tem sido fortemente afetada pela invasão russa, uma vez que é ponto de passagem de tropas. Belgorod fica a norte da região de Kharkiv, na Ucrânia, que tem sido alvo de ataques ativos por parte de Moscovo desde sexta-feira.

Segundo o The Insider, uma das armas lançadas sobre a região de Belgorod foi um míssil Kh-59, e as outras 38 foram variantes das bombas aéreas modificadas FAB da Rússia.

Separadamente, o meio de comunicação russo Astra noticiou que, de março a maio de 2024, Moscovo deixou cair acidentalmente pelo menos 33 bombas aéreas no território russo reconhecido internacionalmente e em regiões controladas por Moscovo na Ucrânia.

Anteriormente, o exército russo admitiu que as suas aeronaves bombardearam inadvertidamente áreas sob controlo russo. Em abril de 2023, o Ministério da Defesa russo descreveu o bombardeio da cidade de Belgorod por um jato Su-34, que feriu três pessoas, como um “disparo acidental de munições de aviação”.

O governo do Reino Unido afirmou que a má formação e a fadiga entre as forças russas aumentam a probabilidade destes incidentes.

Na sexta-feira, a Rússia deixou cair acidentalmente quatro das suas bombas FAB na região de Belgorod, seguidas por outra bomba FAB no sábado, de acordo com a Astra. Uma outra bomba FAB, segundo a Astra, caiu numa zona residencial nos arredores da cidade de Belgorod no domingo à noite.

O governador regional de Belgorod, Vyacheslav Gladkov, afirmou na segunda-feira que “objetos explosivos” caíram na aldeia de Razumnoye, perto de Belgorod, mas não deu detalhes. O canal russo do Telegram, Baza, que alega ter ligações aos serviços de segurança russos, reportou que uma bomba FAB-500 caiu perto de Belgorod no domingo, mas as circunstâncias eram “desconhecidas”.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.