O Exército russo atacou duas refinarias na região ucraniana de Sumi, no norte do país, onde as forças russas tentam criar uma zona de segurança, indicou hoje o Ministério da Defesa da Rússia.
“Os drones de ataque Gueran [versão russa dos Shahed iranianos] destruíram refinarias no distrito de Okhtyrka, na região de Sumi], indicou o comando militar russo, que também deu conta hoje de ataques contra Kharkiv e Odessa numa nota divulgada pela agência russa TASS, em que não foram reportadas vítimas.
O Ministério da Defesa afirmou que “os repetidos ataques de precisão contra refinarias, depósitos de combustível, postos de abastecimento e infraestruturas ferroviárias prejudicam a logística do exército ucraniano”.
O comando militar russo indicou que, na região oriental de Kharkiv, onde também procura criar uma faixa de segurança, drones russos atacaram armazéns com “drones de vários tipos, componentes de drones e equipamento radioeletrónico”.
“Os ataques foram realizados nas proximidades das localidades de Savintsi, Sidki, Barvinkove e Volokhiv Yar”, precisou no canal no Telegram, onde publicou um vídeo do ataque.
Além disso, o Ministério da Defesa garantiu que continua a atacar infraestruturas portuárias ucranianas e navios no mar Negro, indicando que no porto de Odessa foram destruídos depósitos de lubrificantes e material militar, bem como um complexo portuário de transbordo.
No porto de Chornomorsk foram também destruídos depósitos de lubrificantes e material militar, enquanto nas localidades de Beliari e Nove Beliari, 27 quilómetros a nordeste de Odessa, foram atacados depósitos de combustível destinado ao Exército ucraniano.
Tanto a Rússia como a Ucrânia lançam ataques contra as respetivas retaguardas, com o objetivo de danificar a logística inimiga.
Nas últimas semanas, a Ucrânia lançou uma campanha de ataques contra a gigante do comércio eletrónico Wildberries, conhecida como a “Amazon russa”, destruindo cerca de 20 centros logísticos.














