Ucrânia recebe “em breve” mísseis Patriot e HIMARS dos EUA patrocinados pelos aliados

Iniciativa, chamada Lista de Necessidades Prioritárias da Ucrânia (PURL), no valor de 2,9 mil milhões de euros, permite que aliados financiem armas de fabrico americana para Kiev

Francisco Laranjeira
Setembro 18, 2025
12:27

A Ucrânia vai receber mísseis Patriot e HIMARS como parte dos dois primeiros pacotes de armas de um novo programa criado pelos EUA e os seus aliados, informou o presidente Volodymyr Zelensky.

A iniciativa, chamada Lista de Necessidades Prioritárias da Ucrânia (PURL), no valor de 2,9 mil milhões de euros, permite que aliados financiem armas de fabrico americana para Kiev com base numa lista de necessidades urgentes. Segundo o presidente ucraniano, durante uma conferência de imprensa coletiva em Kiev com a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, os dois primeiros pacotes, no valor de 500 milhões de dólares cada, incluirão mísseis e munições de fabrico americano.

“Recebemos mais de 2 mil milhões de dólares dos nossos parceiros no âmbito do programa PURL. Em outubro, receberemos mais… Acho que, no final, teremos cerca de 3 e 3,5 mil milhões”, explicou Zelensky.

No passado dia 16, a agência ‘Reuters’ noticiou que a Administração Trump aprovou os primeiros pacotes de armas PURL, financiados por aliados da NATO. A previsão é de que as armas sejam enviadas em breve. Embora o programa tenha sido anunciado oficialmente a 1 de agosto, o seu lançamento foi uma surpresa desagradável para Moscovo: o programa decorre de um acordo, a 14 de julho último, entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o secretário-geral da NATO, Mark Rutte, segundo o qual os parceiros comprariam armas americanas para a Ucrânia.

No final de agosto, Zelensky disse que mais sete países — Países Baixos, Noruega, Suécia, Dinamarca, Canadá, Bélgica e Letónia — aderiram ao PURL, elevando as contribuições totais para mais de 2 mil milhões de dólares.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.