Ucrânia: Quinze regiões ucranianas atingidas por ataque massivo russo

Quinze regiões da Ucrânia foram atingidas hoje por um ataque massivo russo que visava infraestruturas energéticas do país, anunciou o Governo ucraniano, indicando ainda que há “feridos e mortos”.

Executive Digest com Lusa

Quinze regiões da Ucrânia foram atingidas hoje por um ataque massivo russo que visava infraestruturas energéticas do país, anunciou o Governo ucraniano, indicando ainda que há “feridos e mortos”.

Escolha a Executive Digest como fonte preferida no Google Escolher ›

“Quinze regiões foram hoje atingidas por um ataque massivo russo. O inimigo usou diferentes tipos de armas: ‘drones’, mísseis de cruzeiro, Kinzhal [mísseis balísticos hipersónicos]”, disse o primeiro-ministro ucraniano, Denys Chmygal, na rede social Telegram.

Pelo menos três pessoas morreram hoje no ataque massivo da Rússia sobre várias regiões da Ucrânia, incluindo Kiev, e que foi dirigido às infraestruturas energéticas do país, disseram as autoridades locais.

Um civil ucraniano morreu na cidade de Lutsk, no noroeste da Ucrânia, outros dois perderam a vida nas regiões de Dnipropetrovsk (centro) e Zaporijia (sudeste) durante o ataque russo.

“Como resultado do ataque inimigo, uma infraestrutura em Lutsk foi danificada. Neste momento temos informações sobre uma morte”, declarou o autarca da cidade, Igor Polishchuk, que já tinha reportado danos num edifício residencial, na rede social Telegram.

Continue a ler após a publicidade
Continue a ler após a publicidade

Em Dnipropetrovsk, um homem de 69 anos morreu durante o ataque, segundo o governador da região, Sergei Lisak.

Por sua vez, o chefe da Administração Militar de Zaporijia, Ivan Fedorov, comunicou a morte de uma pessoa na região.

De acordo com vários porta-vozes oficiais, o ataque massivo lançado pela Rússia durante as primeiras horas de hoje foi dirigido maioritariamente contra o setor energético ucraniano.

Em Kiev, pelo menos sete grandes explosões foram ouvidas segundo a agência de notícias AFP.

O presidente da Câmara da capital ucraniana, Vitali Klichko, declarou que houve cortes de energia e eletricidade em alguns distritos da capital.

Continue a ler após a publicidade

As empresas do setor elétrico ucraniano anunciaram cortes de eletricidade de emergência como resultado do ataque russo.

Um alerta nacional está em vigor contra ataques aéreos em todo o país.

O ataque começou por volta da meia-noite, no que parece ser o maior em semanas, e teve como alvo principal a infraestrutura energética do país.

De acordo com a força aérea ucraniana, vários grupos de ‘drones’ russos a deslocarem-se em direção às regiões leste, norte, sul e central da Ucrânia, seguidos de vários mísseis balísticos e de cruzeiro.

Na vizinha Polónia, os militares disseram que as defesas aéreas polacas e da NATO foram ativadas na parte oriental do país como prevenção ao ataque russo.

Continue a ler após a publicidade
Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.