A Eslováquia declarou hoje que bloqueará o próximo pacote de sanções da União Europeia à Rússia caso não obtenha garantias quanto ao fornecimento de petróleo através do oleoduto Druzhba, no oeste da Ucrânia, danificado por ataques russos em janeiro.
“Se o oleoduto Druzhba não estiver operacional quando a aprovação do 20.º pacote [de sanções] estiver em cima da mesa, não o aprovaremos”, afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros eslovaco, Juraj Blanar, citado pelo jornal Denník N, em declarações perante os deputados eslovacos.
“Não temos outra forma de obrigar o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e a Comissão Europeia a restabelecer o funcionamento do Druzhba”, declarou o ministro.
Fortemente dependentes do petróleo russo, a Eslováquia e a Hungria acusaram a Ucrânia de atrasar as reparações do oleoduto.
Herança da era soviética, o oleoduto Druzhba (“Amizade”, em russo) abastece de petróleo a Eslováquia e a Hungria, dois países sem litoral e antigos membros do Pacto de Varsóvia (a Eslováquia então integrada na Checoslováquia, juntamente com a atual República Checa).
O primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, e o seu homólogo húngaro, Viktor Orbán, acusaram Zelensky de “chantagem” relativamente à reparação do oleoduto.
Viktor Orbán vetou um empréstimo de 90 mil milhões de euros da União Europeia à Ucrânia, provocando a indignação dos parceiros europeus, uma vez que tinha inicialmente dado luz verde à sua concessão.
Blanar assegurou que a Eslováquia não bloqueará o empréstimo à Ucrânia, apesar das tensões em torno do oleoduto Druzhba.
Robert Fico e Viktor Orbán, que perdeu as eleições legislativas no passado domingo na Hungria, são considerados na União Europeia os aliados mais próximos do Presidente russo, Vladimir Putin.
Na terça-feira, Volodymyr Zelensky prometeu que o oleoduto Druzhba será reparado até ao final de abril.
Uma parte do oleoduto, que atravessa o oeste da Ucrânia, foi danificada em janeiro por um ataque aéreo de Moscovo.
“Em relação ao oleoduto, tal como prometemos, será reparado até ao final de abril, não completamente, mas o suficiente para estar operacional”, disse Zelensky, durante uma visita a Berlim.




