Uber celebra 8 anos em Portugal: setor gerou mais emprego, mais empresas, mais volume de negócios e mais receita fiscal 

Numa altura em que celebra 8 anos em Portugal, a Uber divulgou um relatório sobre o impacto económico-social positivo do setor TVDE no país, na criação de milhares de empresas e oportunidades de trabalho bem como a melhoria da mobilidade na região.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) a que a empresa teve acesso, entre 2013 e 2019 houve um crescimento de 51% do emprego no setor e foram criados mais de mais de 7.000 empregos líquidos. Para além disso, o volume de negócios deste tipo de atividade cresceu 84% face ao período em que a Uber ainda não operava em Portugal, e a receita fiscal total do setor subiu 43%.

Apesar destes dados serem apenas até 2019, o ano antes da pandemia, há uma indicação de que mesmo em 2020, o número de empresas ligadas ao setor cresceu 7,1% e o número de empregos aumentou 2,8%.

Mais dados, desta vez do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, revelam que em Portugal há mais de 39.000 motoristas TVDE, exercendo esta atividade através de mais de 9.500 empresas licenciadas como Operadores de TVDE. O documento revelou ainda que a empresa oferece flexibilidade aos seus funcionários, pois 68% disse que tiveram possibilidade de escolher o local e horário de trabalho.

A empresa continuou a investir numa mobilidade mais sustentável, principalmente desde que lançou o UberGREEN (viagens em veículos 100% elétricos) em 2016, e com o compromisso de eletrificar até 2025 pelo menos 50% dos quilómetros percorridos na Área Metropolitana de Lisboa e outras 6 capitais europeias.

“Entre 2020 e a primeira metade de 2021, a percentagem de quilómetros 100% elétricos percorridos na plataforma na Área Metropolitana de Lisboa aumentou 55% para mais de 9%. Esta percentagem é 23 vezes superior à penetração de veículos ligeiros 100% elétricos no parque automóvel português”, revela a Uber.

“A viagem da Uber começou há 8 anos, em Portugal. Desde então que continuamos a trabalhar diariamente para assegurar a constante inovação e investimento no país. Vamos continuar focados em garantir as melhores opções de mobilidade aos nossos utilizadores bem como oportunidades económicas e flexíveis aos motoristas e parceiros de entrega que todos os dias escolhem a Uber.”, refere Francisco Vilaça, Diretor Geral da Uber em Portugal.

Ler Mais


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.