A Central Termoelétrica de Sines vai fechar mais cedo do que o previsto, avança a TVI. O Governo impôs o encerramento em 2023, por razões ambientais, mas a EDP está a preparar o seu encerramento antes, o que pode acontecer dentro de pouco mais de um ano. O motivo? A produção a carvão está a deixar de ser rentável, uma vez que o custo de emissões do CO2 encarece a produção desta central a carvão.
Este encerramento apanha o Governo desprevenido. A Central Termoelétrica de Sines é a que mais eletricidade produz, pelo que o seu encerramento pode por em causa a estabilidade do sistema elétrico no sul do país.
Para evitar “apagões”, o Governo quer acelerar a instalação de centrais a energia solar no Alentejo e precisa de investir numa nova linha de alta tensão a passar por Ferreira do Alentejo ( importante para servir o Algarve e “recolher” a nova produção do solar). Além disso, as importações de eletricidade a partir da central de Huelva deverão aumentar.
A central de Sines é um marco industrial na zona de Sines, sendo responsável direta e indiretamente por cerca de 400 postos de trabalho.




