Trump dita subida de 10% do petróleo com antevisão do fim da guerra Arábia Saudita e Rússia

A 6 de março, o petróleo dos EUA estava  a ser negociado acima de 41 dólares por barril. Desde então, o petróleo perdeu cerca de metade de seu valor.

Sónia Bexiga

Os preços do petróleo subiram esta quinta-feira depois de o Presidente dos EUA, Donald Trump ter vindo a público falar da possibilidade de a Arábia Saudita e a Rússia encerrarem a disputa que contribuiu para a queda histórica do petróleo, desde o mês passado.

Os contratos futuros de West Texas Intermediate subiram 2,11 dólares, ou seja mais 10,4%, para 22,42 dólares por barril. O benchmark internacional Brent também saltou 10,4%, ou 2,58 dólares para 27,32 dólares por barril.

“A indústria do petróleo foi devastada em todo o mundo”, disse Trump em conferência coletiva, na passada noite de quarta-feira. “É muito mau para a Rússia, muito mau para a Arábia Saudita. É mesmo muito mau para ambos. Por isso penso que vão fazer um acordo”.

 

Trump acrescentou ainda que espera que os dois países terminem a guerra de preços dentro de “alguns dias”.

Sobre qual dos dois países poderá a estar a perder mais com esta guerra de preços, para Paul Sankey, analista da Mizuho, ​​“acima de tudo, a Arábia Saudita. A sua taxa de queima neste mercado consumirá a sua reserva de 500 mil milhões de dólares em dois anos”.

Continue a ler após a publicidade

Os países da OPEP liderados pela Arábia Saudita propuseram no mês passado um corte de produção de 1,5 milhão de barris por dia, à medida que a procura diminuía. No entanto, a Rússia, que não era produtora da OPEP, rejeitou o corte, provocando uma guerra de preços entre os dois países que afundou o valor do petróleo.

A 6 de março, o petróleo dos EUA estava  a ser negociado acima de 41 dólares por barril. Desde então, o petróleo perdeu cerca de metade de seu valor.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.