Três mil empresas de Mafra faturam 1.778 milhões de euros por ano

O concelho de Mafra possui mais de três mil empresas que faturam por ano 1.778 milhões de euros, dos quais 162 milhões de euros nos mercados externos, foi hoje divulgado durante a conferência “Crescimento e Sustentabilidade em Mafra”.

Mafra, no distrito de Lisboa, possui 3.064 empresas, 445 das quais exportam os seus produtos, revelou Rodrigo Bernardo, da Informa D&B, durante o painel dedicado à “caracterização do tecido empresarial do concelho de Mafra” da conferência.

As mais de três mil empresas faturam por ano 1.778 milhões de euros, dos quais 162 milhões de euros são oriundos das suas exportações.

Em termos médios, a maioria das empresas possuem 11,9 anos e têm como setores mais importantes o retalho (14,7% das empresas), serviços e construção.

A balança comercial do concelho é deficitária, uma vez que as exportações (162 milhões euros anuais e 445 empresas) são inferiores às importações (248 milhões de euros anuais e 744 empresas).

O concelho, em 26º do ranking nacional de concelhos por número de empresas, possui 25 empresas PME Excelência, 67 empresas PME Líder, nove PME líder Turismo e três PME Excelência Turismo.

Na sessão de abertura, o presidente do município de Mafra, Hélder Sousa Silva, disse que uma das prioridades da autarquia é reforçar a competitividade do concelho, apostando em investimento público que atraia população – o concelho ganhou 10 mil habitantes na última década – e empresas.

Nesse sentido, a pensar nas empresas, anunciou que, neste novo mandato autárquico, vai reservar as quartas-feiras para reunir com investidores.

A conferência “Crescimento e Sustentabilidade em Mafra”, que hoje decorre na Tapada Nacional de Mafra, é organizada pela Câmara Municipal em parceria com o jornal “Vida Económica”.

Ler Mais


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.