
“Total Enterprise Reinvention” parece ser o futuro para algumas empresas emergentes, diz Accenture
O ambiente volátil que se vive atualmente levou a que um pequeno grupo de empresas adotasse uma estratégia de Total Enterprise Reinvention de modo a poderem crescer e liderar nos seus mercados.
A Total Enterprise Reinvention é a estratégia alimentada pelos avanços em tecnologias como a Inteligência Artificial (AI) e a Cloud Computing que segundo um novo inquérito da Accenture é utilizada por 8% das empresas inquiridas.
Como parte do estudo, a Accenture integrou mais de 1.500 executivos, 75% dos quais concordaram que uma série de forças externas – particularmente o ritmo da inovação tecnológica, a mudança das preferências dos consumidores e as alterações climáticas – vão acelerar ainda mais o seu investimento na transformação digital.
A maioria das empresas (86%) concentra-se na transformação de partes do seu negócio e trata a transformação como um programa finito e não como um processo contínuo. A Accenture chama a estes ‘Transformers’. Os restantes seis por cento das empresas são ‘Otimizers’. Estes últimos concentram-se em transformações funcionais de âmbito limitado e, nestes casos, a tecnologia não é considerada um facilitador significativo das suas transformações.
Aqueles que seguem esta estratégia são os ‘Reinventors’ e reconhecem que os benefícios financeiros são claros, uma vez que estas empresas reportam um crescimento de receitas incremental de 10%, melhorias na redução de custos em 13% e melhorias no balanço 17% mais elevadas do que os Transformers. Também proporcionam 1,3 vezes mais valor financeiro nos primeiros seis meses do que os ‘Transformers’. Além disso, dois terços dos ‘Reinventors’ dizem que a entrega da sua estratégia de reinvenção está a ser significativamente mais rápida em relação a transformações passadas, em comparação com menos de um terço dos ‘Transformers’.
Jack Azagury, Diretor Executivo do grupo Accenture Strategy & Consulting explica que “chegou o momento das empresas adotarem uma estratégia de Total Enterprise Reinvention que hoje está disponível através da tecnologia e de novas formas de trabalho”.
Como é que as empresas se podem tornar ‘Reinventors’?
As empresas que adotam a Total Enterprise Reinvention apresentam seis características:
- Reinvenção é a estratégia. Já não é uma alavanca de execução;
- O core digital torna-se uma fonte primária de vantagem competitiva. Aproveitam o poder da Cloud, dos dados e da IA através de um conjunto interoperável de sistemas em toda a empresa que permite o rápido desenvolvimento de novas capacidades;
- A reinvenção vai além dos padrões de referência. A tecnologia e as novas formas de trabalho criam uma nova meta de desempenho;
- A estratégia de talento e o impacto das pessoas são fundamentais para reinventar. Estas empresas consideram a gestão da mudança uma competência central;
- A reinvenção não tem fronteiras e quebra silos organizacionais. Aborda as capacidades end-to-end;
- A reinvenção é contínua. Já não é uma reinvenção pontual definida no tempo, mas uma capacidade continuamente explorada pela organização.