Torre Eiffel com um ‘drive-thru’? Monumento icónico de Paris esteve perto de não ser como é atualmente

A ideia de uma ‘Torre Eiffel drive-thru’ não era para ser realidade, mas imagens dos planos elaborados em 1936 mostram como o horizonte parisiense poderia ter ficado muito diferente

Executive Digest
Agosto 3, 2025
18:00

“Vira à direita, passa pela Torre Eiffel e siga pela Pont d’Iéna.” Estas podiam ser as indicações quando circular em Paris, isto se tivessem avançado os planos antigos onde os carros quase passaram a poder circular ao redor deste monumento histórico da Cidade Luz.

A ideia de uma ‘Torre Eiffel drive-thru’ não era para ser realidade, mas imagens dos planos elaborados em 1936 mostram como o horizonte parisiense poderia ter ficado muito diferente.

No desenho, as pessoas ficaram chocadas ao ver um plano conceitual para uma versão da Torre Eiffel que inclui uma rampa em espiral semelhante à que seria encontrada num estacionamento moderno. A rampa permitiria que os carros subissem um terço da torre antes de contorná-la e descer pelo outro lado, tornando o marco francês acessível de carro.

As imagens causaram um grande rebuliço nas redes sociais , com muitas pessoas a questionar a necessidade de a Torre Eiffel ter uma rampa para carros.

No entanto, este não é o único marco em Paris que poderia ter sido muito diferente se projetos alternativos tivessem sido aprovados.

Outro é o Arco do Triunfo, situado no meio de uma movimentada rotunda na capital francesa. Embora seja uma estrutura icónica, as pessoas podem ficar chocadas ao descobrir que foi construído quase para se parecer com um elefante gigante. Isso se deve aos projetos conceituais propostos pelo arquiteto francês Charles Ribart no século XVIII.

Ele esperava que a estrutura tivesse três andares e uma escada em espiral escondida dentro do corpo do elefante para permitir que os visitantes chegassem a um mirante acima da cabeça do elefante.

Mas isso não aconteceu, pois os planos de Ribart foram rejeitados pelas autoridades francesas e, em vez disso, os projetos de Jean Chalgrin, em 1806, para o arco como ele é hoje, foram aprovados.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.