Todas as atividades encerradas terão acesso ao lay-off simplificado, garante Costa

O primeiro-ministro, António Costa, revelou esta quarta-feira, depois da reunião do Conselho de Ministros, que todas as atividades encerradas por causa do novo confinamento terão acesso automático ao lay-off simplificado.

Costa mencionou também apoios estendidos às empresas, uma vez que está “solidário” com a paralisação da atividade económica e “angustiado com a perda de emprego” e com as empresas “que lutam por se manter em funcionamento”.

Assim, destacou o “conjunto de medidas económicas que vão ser renovadas e alargadas”, designadamente, “todas as atividades que são encerradas terão acesso automático ao lay-off simplificado”, informou, precisando que o Programa Apoiar, tanto no caso das empresas encerradas como no setor cultural, vai ser alargado.

O reforço das medidas de apoio vai também abranger o setor social, adiantou, sublinhando, porém, que “não vale a pena ter ilusões e pensar que um confinamento com um dever de recolhimento generalizado, não tem um impacto muito forte na economia”, porque “têm um impacto fortíssimo” na economia.

Os detalhes sobre o reforço dos apoios às empresas serão apresentados esta quinta-feira por Pedro Siza Vieira, ministro da Economia.

António Costa sublinhou, no entanto, que “a vida não tem preço” e o que custo que o país está a pagar por causa da pandemia é “insuportável”.

“Gostaria de recordar que quando em abril anunciei o programa de desconfinamento que iríamos iniciar progressivamente no mês de maio ter dito aos portugueses que não teria vergonha de voltar atrás, se e quando isso fosse necessário. E aqui estou, a dar a cara, sem vergonha de voltar onde estávamos em abril passado”, reconheceu Costa.

Ainda assim, o primeiro-ministro compreende o impacto negativo e económico que as restrições têm nas pessoas e empresas.

O anúncio foi dado depois da reunião do Conselho de Ministros. Em conferência de imprensa, Costa revelou ao país as restrições que vão vigorar já a partir das 00h00 desta quinta-feira.

Ler Mais

Comentários
Loading...