Uma carteira de negócios sustentável é construída com base em critérios e princípios que levam em consideração a responsabilidade social e ambiental. Na construção deste caminho, Hélder Rosendo, Business Director da TMG Textiles, considera que o factor e característica mais importante é o foco.
«Para uma empresa como a TMG Textiles, que concentra 90% das vendas no mercado externo, é fundamental ter uma estratégia bem definida sobre os clientes que pretendemos captar e reter», explica.
Com isto em mente, o objectivo passa por não cometer o erro de investir no desenvolvimento de negócio em clientes com os quais não existe potencial, para uma relação mais profunda e duradoura e para os quais o produto e o serviço da empresa não apresentem logo à partida aspectos distintivos.
O grupo Têxtil Manuel Gonçalves, especializado em têxteis técnicos para o sector automóvel, procura assim ser cada vez mais rigoroso na análise e decisão sobre quais os clientes estratégicos que melhor se enquadram na sua definição, por forma a construir um portefólio que permita um nível de relacionamento e acompanhamento próximo nas diferentes valências da empresa, desde a pesquisa e seleção de materiais, desenvolvimento de produto, a inovação até à produção.
«O foco está em clientes cuja dimensão e cadeia de valor/estratégia de distribuição, valorize a proximidade da cadeia produtiva fazendo dessa proximidade uma vantagem competitiva», sublinha.
SUSTENTABILIDADE E DIGITALIZAÇÃO
Nos últimos anos, a indústria têxtil tem enfrentado desafios relacionados com a sustentabilidade e, ao mesmo tempo, tem beneficiado do desenvolvimento e proliferação da digitalização na indústria.
A sustentabilidade tornou-se uma preocupação central para o sector, impulsionada pela consciencialização sobre os impactos ambientais e sociais da produção têxtil. Ao mesmo tempo, a digitalização está a transformar a forma como os produtos são projectados, fabricados e comercializados, oferecendo oportunidades para melhorar a eficiência e a transparência em toda a cadeia de suprimentos têxtil.
«A sustentabilidade é hoje incontornável e a capacidade de materializar este princípio em dados objectivos, que possam ser capitalizados pelo cliente na sua comunicação ao consumido final, é decisiva para reduzir todo o ruído que gravita à volta da sustentabilidade», destaca Hélder Rosendo.
O Business Director da TMG Textiles destaca ainda que estão a desenvolver vários projectos em desenvolvimento com clientes, em várias dimensões, sempre no sentido da circularidade ou na redução da pegada de carbono dos produtos.
Em todos os casos, explica, privilegiam a medição objetiva do LCA (Life Cycle Assessment), através de ferramentas próprias que passam a incorporar no processo de desenvolvimento de produto, com o intuito de serem objectivos na comunicação dessa mais-valia em termos de sustentabilidade.
Na TMG Textiles, o digital está presente em todo o ciclo de desenvolvimento de produto, principalmente na simulação 2D de materiais de base ou mesmo na simulação 3D em peça confeccionada, que possibilita uma tomada de decisão mais sustentada e mais rápida, sobre modelos e sobre a maior ou menor viabilidade de determinados padrões em peça confeccionada, bem como, em aspectos construtivos da própria peça de vestuário.
Em ambos os casos, explica, permite um menor consumo de recursos físicos e um menor recurso à prototipagem física, ao mesmo tempo que acelera os mecanismos de tomada de decisão sobre materiais e produtos.
METAS PARA A DESCARBONIZAÇÃO
A descarbonização da economia é um processo fundamental que visa reduzir as emissões de carbono e outros gases de efeito estufa resultantes das atividades humanas, e no sector têxtil tem uma importância acrescida devido aos impactos ambientais significativos associados à produção e ao consumo de produtos deste sector.
Neste âmbito, o Grupo TMG tem metas bem definidas e formalizadas para atingir a neutralidade carbónica e tem implementado medidas nas diferentes unidades de negócio, com vista à redução progressiva da pegada de carbono.
«Esta direção estratégica tem sido alicerçada não apenas através da procura constante de utilização de materiais com menor impacto ambiental, mas também em vários investimentos significativos, orientados para a otimização da eficiência energética dos seus processos», explica Hélder Rosendo.
Assim, a descarbonização da economia é um caminho necessário para combater as mudanças climáticas e construir um futuro mais sustentável, e empresas como a TMG Textiles assume um papel preponderante como referência no sector.
DESAFIOS
O sector têxtil enfrenta uma série de desafios significativos que requerem atenção e acção por parte das empresas e da indústria como um todo. Esses desafios abrangem diversas áreas e têm implicações ambientais, sociais e económicas, entre elas a sustentabilidade ambiental, ética, responsabilidade social, transparência, circularidade ou gestão de resíduos.














