‘The Retail Hack 2025’: programa de inovação da MC abre candidaturas à procura de ideias para o futuro do retalho

Recorrendo a qualquer ferramenta tecnológica, onde se espera muita inteligência artificial, as equipas podem explorar áreas como: experiência de cliente, sustentabilidade, operações de loja e logística para qualquer uma das marcas MC: Continente, Continente Modelo, Continente Bom Dia, Continente Online, Meu Super, Bagga, Wells, Note! e ZU

Executive Digest
Setembro 12, 2025
17:26

Estão abertas as candidaturas ao The Retail Hack 2025, a iniciativa da MC Digital (área de Sistemas de Informação da MC), que desafia colaboradores, start-ups, comunidades tecnológicas e universitários para uma maratona de criatividade, nos dias 16 e 17 de outubro, na Senhora do Penedo, em Vila Nova de Gaia. Procuram-se ideias inovadoras e que transformem o futuro do retalho.

Ao longo de 24h e distribuídos em equipas de 4 a 6 elementos, os participantes colocam à prova a sua criatividade num de dois desafios: Tech Track, que consiste no desenvolvimento de protótipos tecnológicos, ou Business Track, onde é proposta a criação de conceitos de negócio com alto potencial de mercado.

Recorrendo a qualquer ferramenta tecnológica, onde se espera muita inteligência artificial, as equipas podem explorar áreas como: experiência de cliente, sustentabilidade, operações de loja e logística para qualquer uma das marcas MC: Continente, Continente Modelo, Continente Bom Dia, Continente Online, Meu Super, Bagga, Wells, Note! e ZU.

As inscrições são realizadas em theretailhack.mc.pt e analisadas por um júri composto por especialistas de negócio e tecnologia da MC e das empresas parceiras. Cada Track vai premiar três vencedores com: 2 500 € (1º lugar); 1 500€ (2º lugar) e 500€ (3º lugar), num total de 9 000€ em prémios.

A iniciativa conta com o apoio de múltiplas empresas parceiras, como a, NOS, Growin, Capgemini, Google, FCamara, Microsoft, Cisco, Noesis, Retail Consult, Accenture, DBServices, Devoteam, Cartão Dá e InovRetail, que se juntam à MC Digital para criar as melhores condições e experiência para os participantes deste Hackathon.

Para Eduardo Rocco, Head of Digital Tech Office da MC, “a iniciativa é um convite da MC Digital para cocriar, partilhar aprendizagens e, mais do que soluções finais, encontrar novos caminhos e respostas numa altura em que o retalho está a ser reinventado todos os dias: pela tecnologia, pelas expectativas dos clientes e pela urgência de sermos mais sustentáveis. É por isso que voltamos a lançar este desafio: um Hackathon que junta mentes criativas para apresentar soluções disruptivas, práticas e visionárias. Queremos ideias que antecipem o futuro, que questionem o status quo e que tragam valor real às pessoas. Esta é a nossa convocatória. Acreditamos que o futuro do retalho se constrói com criatividade, colaboração e coragem”.

A última edição, realizada em 2023, reuniu 132 participantes, distribuídos por 24 equipas, e envolveu oito jurados que avaliaram novos desafios e cerca de 20 especialistas que contribuíram com mentoria e apoiaram e aceleraram o desenvolvimento das ideias dos participantes.

As candidaturas já estão abertas e decorrerão até 10 de outubro de 2025 através do site do evento: theretailhack.mc.pt.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.