The Lisbon MBA Católica | Nova: Um MBA entre os melhores do mundo: global e inovador

A formação de líderes globais é inerente à missão do the Lisbon MBA Católica | Nova. Nasceu com este objectivo e, por isso, em 2009, celebrou uma parceria única com a prestigiada MIT Sloan School of Management, que o posiciona como o único MBA na Europa com um intensivo programa de imersão no MIT Sloan, em Boston (um mês no International MBA e uma semana no Executive MBA), focado em áreas de empreendedorismo e inovação, nas quais a escola de negócios norte-americana é pioneira global. No seu conjunto, o volume das receitas de todas as start-ups fundadas por alunos do MIT Sloan – incluindo as dos do the Lisbon MBA Católica | Nova – representariam, em termos de PIB, a quinta maior economia do mundo, o que reflete a predominância do empreendedorismo na formação executiva desta escola e da qual beneficiam os alunos do the Lisbon MBA Católica | Nova.

Além do programa de imersão no MIT Sloan, esta experiência internacional é complementada pelas parcerias que o the Lisbon MBA Católica | Nova tem com outros top MBA em vários países do mundo, através das quais oferece aos alunos, oportunidades de programas de exchange e/ou de realização de projectos de consultadoria para organizações com alcance internacional no âmbito da componente de formação experiencial (hands-on).

Adicionalmente, os programas têm uma elevada percentagem de alunos estrangeiros, sendo que o the International MBA (full-time) de 2021 tem cerca de 60% dos seus alunos de proveniência internacional, com uma representação de 16 nacionalidades. O corpo docente é também constituído por professores com formação e experiência internacional, o que permite que os alunos possam envolver-se num contexto 100% multicultural, e desenvolver uma visão da gestão dos negócios plenamente global. Esta forte componente internacional é reconhecida à escala global: o The Lisbon MBA International subiu dois pontos, para o 82.º lugar, no ranking Global MBA 2021 do Financial Times, que distingue os 100 melhores MBA do mundo. Pelo quarto ano consecutivo, ficou em 1.º lugar no mundo na categoria “International Course Experience” e mantém-se como único MBA português no ranking e top 25 na Europa.

CUSTOMIZAÇÃO

O the Lisbon MBA Católica | Nova é um MBA que reflecte nos seus programas a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências que respondem e antecipam as necessidades das empresas e organizações. Os alunos têm a oportunidade de “customizar” o seu MBA e escolher disciplinas em função dos seus interesses e objetivos de carreira, através das denominadas Electives, com cursos ligados à Sustentabilidade como Building Impact Ventures, ou a temas da Transição Digital tais como Big Data and Data Science for Business ou AI for Business Transformation, entre outros. Esta customização permite aos alunos fazerem opções em função dos seus objetivos de carreira. «Na perspectiva do desenvolvimento de uma carreira internacional, e enquadrado no nosso pilar estratégico Truly Global Experience, os nossos alunos têm a oportunidade de, para além da experiência de imersão no MIT Sloan, desenvolver múltiplos projectos internacionais, como seja o International Consulting Lab, um projecto de consultoria para empresas com alcance e presença internacional, em parceria com outros MBAs de topo, que lhes permite desenvolver as suas competências de gestão em ambientes diversos e multiculturais, essenciais para uma carreira de sucesso», acrescenta Maria José Amich, Executive Director do the Lisbon MBA Católica | Nova, à Executive Digest.

PRESTÍGIO

A parceria entre três escolas de negócios de topo, Católica-Lisbon, Nova SBE e MIT Sloan School of Management, resulta na excelência e qualidade dos programas oferecidos pelo the Lisbon MBA Católica | Nova. «A distinção, feita este ano pelo Financial Times Global MBA ranking, que nos coloca entre os melhores do mundo e no top 25 da Europa, é extremamente importante para toda a comunidade do the Lisbon MBA Católica | Nova e é o reconhecimento do trabalho de todos os stakeholders, que nos leva a estar consistentemente entre os melhores do mundo», explica Maria José Amich. O sucesso dos programas baseia-se numa combinação de factores, que vão desde o rigor académico e um research de excelência do faculty de duas escolas de negócio líderes na Europa – Católica-Lisbon e Nova SBE, em colaboração com MIT Sloan, que se encontra entre as melhores 10 escolas de negócio do mundo – a uma abordagem holística e personalizada dos nossos programas de MBA.

«A experiência que providenciamos é global, e neste âmbito, realçamos que o MBA (full-time) conseguiu ficar em 1.º lugar no mundo na categoria “International Course Experience” pelo quarto ano consecutivo. Ambos os programas, full-time e part-time (Executive MBA e International MBA) mantêm-se como os únicos MBA portugueses no ranking do Financial Times. Adicionalmente, este ano marcamos a estreia de Portugal no The Economist, outro prestigiante ranking de MBA, que reconheceu o the Lisbon MBA Católica | Nova como um dos melhores do mundo», explica Maria José Amich.

AGILIDADE

Devido ao actual contexto, as escolas investiram fortemente nas instalações e reorganizaram-se para que pudessem realizar uma transição para o ensino online sem rupturas, adequando a formação ao novo cenário e permitindo reforçar a presença de líderes globais que partilharam o seu know-how e experiência com os alunos. Continua a privilegiar-se o ensino presencial e o Experiential Learning: aprendizagem através da execução de projectos ligados a desafios de negócio reais, que caracteriza e diferencia a abordagem dos programas do the Lisbon MBA Católica | Nova. «Perante um cenário de pandemia, respondemos de forma ágil e em colaboração com alunos e professores, garantindo a continuidade de todos os programas com o mínimo de disrupção. Toda a comunidade (escolas, professores, alunos, alumni e equipa de gestão) mostrou valores de liderança, resiliência e espírito de equipa para enfrentar esta situação e sair dela mais forte», conclui Maria José Amich, Executive Director do the Lisbon MBA Católica | Nova, à Executive Digest.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “MBA, Pós-Graduações & Formação de Executivos”, publicado na edição de Março (n.º 180) da Executive Digest.

Ler Mais


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.