Esta terça e quarta-feira as temperaturas serão de pleno verão em pelo menos um terço dos distritos de Portugal continental, com o IPMA a ativar o aviso amarelo devido ao tempo quente. Em certos pontos do país, salientou o site ‘Meteored’, estão previstas temperaturas máximas de 38 graus em alguns pontos do país.
Isto devido a uma cintura subtropical de altas pressões que se impôs sobre o sul da Europa, o que resulta num desvio das depressões para latitudes mais a norte. Este panorama é característico do verão e está normalmente associado a ondas de calor intensas ou a episódios de temperaturas muito elevadas: a massa de ar associada à crista anticiclónica será extremamente quente para a época.
Assim, as anomalias da calor de norte a sul de Portugal vão ser mais expressivas no Interior Norte e Centro, com até 10 e 12 graus Celsius acima do normal. Algumas zonas do Alentejo Central (distrito de Évora) e Baixo Alentejo (distrito de Beja), poderiam registar temperaturas máximas iguais ou superiores a 35 graus, não só na quinta-feira como também na sexta.
Esta terça-feira, as regiões Norte e Centro experimentarão uma subida das temperaturas máximas, mas haverá uma pequena descida térmica generalizada. Deste modo, é expectável que boa parte desta semana seja caracterizada por tardes quentes e noites frescas.
Na quarta-feira, o calor ainda deverá intensificar mais nestas capitais distritais, com 32 graus na Guarda, 37 em Castelo Branco, 36 em Portalegre e 38 em Évora e Beja. Mesmo em cidades do litoral, como Lisboa e Setúbal, os termómetros irão facilmente superar os 30, evidenciando um tempo quente pouco habitual para estas datas.
Apenas no litoral Norte, em cidades como Viana do Castelo, Braga e Porto, é que as temperaturas máximas se irão situar entre os 21 e 25 graus. Nos próximos dois dias, as restantes cidades, vilas e aldeias do país deverão registar valores de temperatura máxima num patamar intermédio entre as zonas que estão sob aviso amarelo de tempo quente (as mais quentes) e o litoral Norte (as mais frescas), ou seja, algo entre 26 e 32 graus.
IPMA coloca cinco distritos sob aviso amarelo
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou de quatro para cinco os distritos sob aviso amarelo devido ao tempo quente prevista para esta terça e quarta-feira.
O IPMA tinha colocado anteriormente sob aviso amarelo os distritos de Évora, Beja, Castelo Branco e Portalegre entre as 12h00 desta terça-feira e as 18h00 de quarta-feira devido à previsão de persistência de valores elevados da temperatura.
Num novo comunicado, o IPMA colocou também sob aviso amarelo entre as 12h00 de hoje e as 18h00 de quarta-feira o distrito da Guarda.
O IPMA emitiu também aviso amarelo para a costa sul da ilha da Madeira entre as 09h00 desta terça-feira e as 21h00 de quarta-feira por causa do tempo quente.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.














