Tempo melhora hoje, mas pode contar com chuva e trovoada no fim de semana

O mau tempo dos últimos dias vai dar tréguas esta sexta-feira, dia em que se verifica uma ligeira melhoria, mas não se engane, não veio para ficar. No fim de semana as condições meteorológicas voltam a agravar-se com chuvas e trovoadas, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Contactado pela ‘Executive Digest’, Bruno Café, meteorologista do IPMA, indica que esta sexta-feira se vai verificar «uma melhoria» face aos últimos dias, com «períodos de alguma nebulosidade, mas precipitação em geral fraca e dispersa».

«O vento vai soprar fraco a moderado do quadrante leste para o quadrante Norte, podendo haver algumas neblinas ou nevoeiros, em alguns locais», explica o especialista que revela ainda que se estima uma «ligeira subida da temperatura máxima no interior Norte e Centro». As mínimas fixam-se entre os 5 e os 10 graus e as máximas entre os 14 e os 17 graus.

Contudo o cenário piora no sábado, dia 28 de movembro, com um «agravamento do estado do tempo». O dia começa «em geral pouco nublado, mas vai se tornando muito nublado», prevendo-se já períodos de chuva no litoral do Cabo Carvoeiro a partir da tarde, «que irá evoluir gradualmente para as restantes regiões», explica Bruno Café.

Devido à passagem de uma superfície frontal fria a chuva tende a intensificar-se temporariamente, passando a regime de aguaceiros durante o resto do dia. «Há uma possibilidade de queda de neva nos pontos mais altos da Serra da Estrela, no final do dia e o vento pode soprar por vezes forte ao inico da tarde. Não há «grandes variações» de temperatura face a sexta-feira.

No domingo o mau tempo vai manter-se, sendo um dia de «aguaceiros, com condições favoráveis à ocorrência de trovoada, pode haver granizo», explica o meteorologista. Também aqui pode haver «possibilidade de queda de neve acima dos 1600 metros», bem como neblinas e nevoeiros. A temperatura mantém-se também.

Bruno Café refere que a tendência é de ligeira melhoria no início da semana, não logo na segunda-feira, mas provavelmente na terça, contudo na quinta-feira «volta a haver um agravamento» do estado do tempo.

Ler Mais

Comentários
Loading...